CBF garante início das competições  para agosto
Compartilhe

Como é sabido, na Série A teve o voto dissidente do Athlético-PR, sobre o mando de jogo, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não dia 9 de agosto. A Série B inicia no dia 8, na véspera. Foi definido também que a Série C começará na mesma data da B. A Copa do Brasil volta em 26 de agosto.
Isso, mesmo que as equipes precisem jogar fora de suas praças, caso os respectivos municípios não estejam em condições sanitárias adequadas. O objetivo da CBF, que reconhece a impossibilidade de espremer as datas necessárias ao longo deste ano, é conseguir ajustar todo o calendário do futebol até 2022.
Caboclo afirmou que vai invadir janeiro e fevereiro, podendo chegar a meados do mês. “Muita gente não leva em consideração. Nosso horizonte é a Copa do Mundo de 2022, marcada para começar em novembro. Obriga o nosso calendário a terminar pelo menos um mês antes, em outubro de 2022. Temos que encerrar 2020 na segunda quinzena de fevereiro, iniciar os estaduais na última semana do mesmo mês, o Brasileiro no final de maio de 2021”, finalizou o mandatário.
Com isso, a ideia da entidade é encerrar a temporada de 2021 na primeira semana de dezembro, com férias e pré-temporada seguinte obedecendo o ritmo usual. Para cumprir com a nova programação, de acordo com o mandatário da CBF, até mesmo as pausas do Brasileirão em data Fifa serão suspensas.
A Série D vive um cenário diferente. Com 68 participantes e 61 cidades envolvidas, não há a mesma flexibilidade para jogar em outras praças, pois demandam um operacional um pouco mais complexo. As equipes precisam de maior reestruturação para voltar e também uma logística maior.
Em relação aos estaduais e os mecanismos necessários para conciliar os rumos das competições com o Brasileiro, marcado para agosto, Caboclo declara-se entusiasta das disputas. Mas afirma que a CBF não tem resposta para este caso, uma vez que eles se comportam dentro dos limites de cada estado.
A Série “C” em 2020
O caminho para buscar uma vaga na segunda divisão do Campeonato Brasileiro já está traçado. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo, em turno e returno, na primeira fase. O desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada.
De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B. Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.
A abertura da Série C, possivelmente na primeira quinzena de agosto, terá os seguintes confrontos:
Grupo A: Paysandu x Santa Cruz, Treze x Imperatriz, Manaus x Vila Nova, Ferroviário x Botafogo-PB e Jacuipense x Remo.
Grupo B: São José-RS x São Bento, Brusque x Ypiranga, Ituano x Tombense, Boa Esporte x Volta Redonda e Londrina x Criciúma.
REGULAMENTO
Na primeira fase, as 20 equipes estão divididas em dois grupos A e B, e os quatro melhores de cada chave avançam para a segunda fase do campeonato. Os dois últimos colocados de cada chave serão rebaixados à Série D.
Na segunda fase, as equipes são divididas em duas chaves de quatro equipes, jogam dentro do grupo em dois turnos e, ao fim, os dois primeiros de cada chave garantem acesso à Série B, sendo que os primeiros colocados se classificam para a final. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos cartões vermelhos; 6) menos cartões amarelos; 7) sorteio. Na Final, disputada no sistema mata-mata em jogos de ida e volta, em caso de igualdade na pontuação e, posteriormente, no saldo de gols do duelo, o título é decidido na disputa de pênaltis.

Deixe comentário