Dicas para contar boas  histórias para as crianças
Compartilhe

O ato de ler ou contar histórias para os pequenos já é, em si, um ato de carinho. A criança identifica aquele momento que o adulto se dedica a ela como um momento exclusivo, só dela. E isso já tem um valor enorme!
Mas é possível deixar esse momento ainda mais proveitoso. A psicóloga e contadora de histórias Martha Teixeira destaca 5 passos importantes para podermos contar bem uma história:
1)Escolha uma história adequada para a idade e para a situação que a criança está vivendo. Quanto mais elementos da história ela puder reconhecer, maior será o interesse.
2)Se você escolheu uma história de um livro, leia primeiro para você, para que as partes impactantes fiquem bem gravadas e você consiga deixá-las ainda mais emocionantes. Se vai tirar a história da memória ou da sua criatividade, conte para você antes de contá-la para os pequenos.
3)Uma boa história deve levar o ouvinte ao mundo da imaginação e do sonho. Então, nada melhor do que criar um clima antes de começar a contar a história. Prepare o espaço, as imagens e os objetos que vai utilizar (pode ser do próprio livro), uma música e o que mais sua imaginação mandar. Vale um cantinho especial no quarto, a luz mais baixa, almofadas no chão…
4)Dar ritmo à narrativa é um dos aspectos mais importantes. Afinal, história que é boa mesmo precisa ter ritmo! Se o herói está mais pensativo, fale mais pausadamente e com tom de voz mais baixo. Se ele estiver em um momento mais intenso, uma fala firme e apressada combina bem e vai prender ainda mais a atenção dos ouvintes.
5)Dê um bom fechamento à história. Desistir de terminar e dizer “amanhã eu continuo” vai deixar a criança pequena ansiosa. Conte a história até o fim, mesmo que precise repetir no dia seguinte.

Deixe comentário