Regimento Deodoro realiza  higienização de áreas públicas

Desde o dia 20 de março, a Marinha, Exército e Aeronáutica atuam de forma coordenada com o Centro de Operações Conjuntas (COC) situado no Ministério da Defesa (MD), em Brasília (DF), e dez Comandos Conjuntos, distribuídos por todo o território nacional, para atuar na coordenação e planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus (Covid-19).
O Centro de Coordenação de Operações (CCOp) da Operação Covid-19 no estado de São Paulo está localizado na sede do Quartel-General do Comando Militar do Sudeste (CMSE), em São Paulo, e conta com representantes de agências federais, estaduais e municipais: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Defesa Civil, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte, que compõem o Estado-Maior do CCSE.
O 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Regimento Deodoro, o quartel de Itu, integra o Comando Conjunto Sudeste (CCSE) e vem apoiando os municípios de Itu, Salto, Porto Feliz e Sorocaba no combate à COVID-19, realizando ações de cessão de materiais para mobiliar os hospitais de campanha, repondo o estoque de sangue, através de doações voluntárias de militares no Hemonúcleo de Sorocaba, transportando e auxiliando na distribuição de kits de alimentação e desinfetando e higienizando áreas públicas.
Na noite de terça-feira,23 de junho, os militares promoveram a desinfecção e higienização de áreas públicas do município, atuando na Praça Padre Miguel (Paça da Matriz), Praça do Carmo e na rua Floriano Peixoto. Uma equipe de 30 homens aplicou uma solução de hipoclorito de sódio nas vias, garantindo maior segurança à saúde dos cidadãos que transitam nesses locais.
A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, colaborou com todo o material desinfetante e equipamentos de proteção individual. Todos os macacões, viseiras, máscaras de proteção, óculos de acrílico, botas, borrifadores, produtos de desinfecção e limpeza foram fornecidos pelo município.
Os militares que compõem a equipe foram capacitados a realizar a missão no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, órgão da Marinha do Brasil, sediado em Iperó/SP.
As ações de enfrentamento à COVID-19 foram coordenadas durante a reunião do Comando do 2º GAC L com a Prefeitura de Itu.