Cuidar de plantas: bom para  a saúde e mais beleza para a casa
Compartilhe

Plantas e flores embelezam e dão vida a qualquer ambiente, mas cuidar delas pode ser ainda melhor! Pesquisas indicam que a atividade de cuidar das plantas ajuda – e muito – na saúde mental de adultos, idosos e crianças. Em tempos de isolamento social, a jardinagem pode ser uma ótima atividade para ser feita em família. E não precisa ter muito espaço, não! Dá para criar um jardim no quintal, na varanda e até dentro do apartamento. É só escolher as plantas certas!
Se as plantas podem trazer beleza para dentro de casa, o cuidado com elas pode ser extremamente relaxante e trazer uma série de benefícios para o bem-estar. Como outros hobbies, ela ajuda a diluir preocupações e frustrações do dia a dia, à medida que canaliza a atenção para algo que dá prazer. Mas, como lida com a terra e com a vida das plantas, a jardinagem pode nos trazer ainda mais benefícios. “Não é só mexer com a terra, é cuidar de outra vida. E isso tem um valor imenso para o nosso emocional!” – afirma Ricardo Monezi, pesquisador do setor de Medicina Comportamental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). “Ver algo brotar da terra, sabendo que fomos responsáveis pela semente, é algo muito gratificante. De certa forma, é uma criação nossa e, portanto, um motivo de orgulho e satisfação”, completa.
Os especialistas apontam que a jardinagem pode contribuir para aliviar o estresse, melhorar a saúde mental (auto-estima e sintomas da depressão), prevenir doenças (como obesidade, diabetes, osteoporose e outras), melhorar a hipertensão e reduzir os riscos de demência e Alzheimer. Para os idosos pode ser uma ótima opção para manter uma atividade rotineira, além de todos os benefícios já citados. Para as crianças – e os adultos também – pode ajudar a desenvolver disciplina e responsabilidade, já que um jardim demanda cuidados constantes. “As plantas vivem em eterno processo de desenvolvimento. Portanto, a manutenção periódica é fundamental para garantir sua saúde, harmonia e beleza”, explica Solange de Oliveira, professora do curso de jardinagem do Serviço Nacional do Comércio (Senac).
A planta certa
para cada espaço
Para aproveitar os benefícios que as plantas nos trazem, não precisa de muito espaço. É possível colocar as plantas em pequenos vasos dentro de casa, ou decorar um terraço ou uma varanda com vasos ou floreiras maiores. O importante é escolher as plantas certas para cada espaço, respeitando as características de cada espécie. Para quem tem um quintal disponível, as opções são ainda maiores.
Jornalista por profissão, Carol Costa se descobriu jardineira depois de muitas tentativas e muitos erros com as “verdinhas”, como ela gosta de chamar. Ela topou o desafio de criar jardins em espaços pequenos e fez uma série de vídeos (veja o link na matéria abaixo) com sugestões para montar pequenos recantos da natureza em espaços de 5 até 0,5 metro quadrado.
Para escolher as plantas certas para cada espaço, além do porte é preciso levar em conta as características da planta com relação à luminosidade. A paisagista Rayra Lira, do Rio de Janeiro, dá algumas dicas:
•Plantas para sombra: beijinho de jardim, lírio da paz, violeta, flor de maio, orquídea borboleta e peperomia carperata.
•Plantas para sol: mini margarida, ixória, cana do brejo, jasmim manga, heliconia rostrata ou bougainville.
•Para ter dentro de casa: antúrio, lavanda, bromélia guzmania e begônia.
Para cuidar das plantas, é fundamental manter uma rotina de cuidados que podem envolver todas as pessoas da família. Molhar as plantas todos os dias pode fazer parte da lista de tarefas partilhadas. Podar as plantas, criar mudas e plantá-las é uma ótima oportunidade para os mais jovens aprenderem com os mais velhos. Organizar uma lista com os nomes das plantas, suas características e os principais cuidados que ela precisa pode ser uma atividade interessante para as crianças e os adolescentes, porque pode envolver pesquisas na internet e o uso de aplicativos.
Assim como outros hobbies e atividades, cuidar das plantas é mais uma daquelas coisas que podem propiciar prazer e bem-estar para quem pratica. E, em tempos de isolamento social, pode ser um motivo a mais para reunir a família, ter assunto para conversar e deixar do espaço que é de todos ainda mais bonito.

Deixe comentário