“Jesus não muda magicamente as coisas, mas, se O acolhermos, todas as coisas podem mudar. Porque se Ele habita a vida, ela renasce. E se a vida renasce, é verdadeiramente Natal. Feliz Natal a …
Com a morte repentina do Padre Miguel Pacheco na pavorosa epidemia de Febre Amarela (1892), por dez meses assumiu a paróquia de Itu o padre Bartolomeu Taddei.
Ele já vivia na cidade desde 1865, vindo da Itália com outros três …
Outro substituto do padre Miguel Corrêa Pacheco, na Igreja Matriz de Itu, foi o padre Jerônimo Pedroso de Barros. Este era ituano, nascido a 23 de abril de 1816, filho de Indalécio de Camargo Penteado e Antonia Pacheco de Almeida. …
Em 1869 o Padre Miguel Corrêa Pacheco, então pároco, solicitou e alcançou do bispo de São Paulo uma licença de dois anos para viajar à Europa e aos Estados Unidos. Segundo seus biógrafos, o motivo era conhecer os progressos da …
Dentre todos os párocos de nossa Matriz, certamente nenhum se igualou ao Padre Miguel Corrêa Pacheco. Sexto substituto do Padre Braz Luís de Pina, com a morte deste, em 1865, assumiu definitivamente a paróquia até 1892, quando foi vítima da …
O quinto pároco substituto do Padre Braz Luís de Pina foi um influente sacerdote. Ficou na matriz por seis meses, entre novembro de 1855 e maio de 1856. Chamava padre Benjamin de Toledo Melo. Depois se tornou cônego da Sé …
O terceiro pároco substituto do padre Braz Luís de Pina já era coadjutor e serviu em seu lugar por duas vezes: entre janeiro e julho de 1840 e entre fevereiro de 1853 e novembro de 1855. Chamava-se padre Manoel Ferraz …
O segundo pároco substituto do Padre Braz Luís de Pina ficou no cargo por dez meses, entre abril de 1839 e fevereiro de 1840. Chamava-se padre Manoel da Silva Campos. Nascido no Sul de Minas, toda sua família estava ligada …
Seis foram os párocos substitutos do Padre Braz Luís de Pina ao longo de vinte e cinco, justamente quando ele precisava se afastar por motivo de enfermidade. O primeiro deles era ituano, padre João Paulo Xavier. Seu paroquiato foi somente …
A 9 de janeiro de 1832 teve início um dos mais longos mandatos na paróquia de Itu com a posse do cuiabano padre Braz Luís de Pina. A mãe, Joanna da Costa Aranha, era natural desta terra. Diziam que o …
Com a morte do Capitão mor Vicente Taques, a Igreja do Bom Jesus passou, em 1826, à zeladoria do Frei Pedro da Anunciação Chaves. Ele reuniu esforços para a reforma da igreja, reforço das suas estruturas, nova torre, frontispício e …
Em fevereiro de 1824, assume a paróquia de Itu o Padre José Rodrigues Castanho. Era ituano, filho de Joaquim do Rego Cabral, gente de Itu e Isabel Rodrigues do Prado, de Araçariguama. O novo pároco era sobrinho e afilhado do …
Em 1822, enquanto a política ituana vivia tempos extraordinários, a Paróquia padecia com a influência nefasta do poder de outras instâncias políticas. Em abril, às vésperas da independência, foi nomeado pároco o Padre José Pina de Vasconcelos, irmão do Padre …
Informe pelo menos um dos campos abaixo:
Ao enviar os seus dados, você concorda em receber boletins com conteúdos de nosso site.
Δ