A Bíblia
Compartilhe

por Frei José Aparecido Andrade (Frei Cido)

Setembro é o mês da Bíblia, então precisamos, como cristãos conhece-la cada vez mais e tomar posse da nossa História.
Bíblia ou Escritura Sagrada (João 2,22). Denominações do conjunto de livros sagrados dos cristãos. Em grego “biblos” significa livro, no plural a palavra “bíblia” quer dizer “coleção de livros”. Eram também denominados “ livros santos”, sempre lidos durante a liturgia. Mas, na verdade, o termo Bíblia designa um vasto conjunto de escritos: judeus, gregos de origem judaica e os livros cristãos que formam o Novo Testamento (NT). Os católicos reservam o nome de Antigo Testamento (AT) aos livros que antecedem a Cristo. Uma palavra que sinônima de Testamento aqui seria “aliança”, que lembra o pacto de amor estabelecido entre Deus e os homens no Sinai. O NT é a coleção de escritos cristãos por excelência. Contém o testemunho dos fiéis de Jesus Cristo a respeito de seu Senhor. Antes de se transformarem em livros, esses escritos tiveram uma longa história oral. O fato é que judeus e cristãos viveram acontecimentos em sua história que mostravam uma ação e uma atuação de Deus muito grande. Resolveram, então, colocar tudo por escrito. Assim, Bíblia, afinal, é a História da Salvação, a história da intervenção de Deus na vida e no desenvolvimento do Homem.
A Bíblia é uma coleção de textos, os mais diversos: Nela se encontram testemunhos de fé, meditações religiosas, orações, narrativas, trabalhos históricos, normas para o culto divino e a vida de cada dia. Muitos e diferentes autores colaboraram na redação da Bíblia. Os 73 livros foram escritos ao longo de um período de mil anos. Para os judeus e cristãos é o próprio Deus quem fala na Bíblia. Os judeus e cristãos veneram a Bíblia hebraica como sendo a “Palavra de Deus”. Essa parte (Bíblia hebraica) é denominada Antigo Testamento, porque depois acrescentam o “Novo Testamento”. Neste se encontram os Evangelhos que falam de Jesus de Nazaré, os Atos dos Apóstolos, as cartas dos Apóstolos e o Apocalipse de São João.
Bíblia hebraica.
Escritos Sagrados dos judeus, abrangendo 24 livros, que constituem a parte original da Bíblia. Os textos foram concluídos, reunidos e classificados nos dois últimos séculos antes de Cristo. Foi definido então quais livros fazem parte ou não do acervo bíblico. Os livros podem ser divididos em três partes: Torá ou Pentateuco, os cincos livros de Moisés); livros proféticos; escritos que compõem a literatura religiosa Salmos, livro de jó, Cânticos dos cânticos, e outros. Mais tarde os cristãos acrescentaram seus escritos sagrados Evangelhos, cartas de Paulo, e outros, dando a essa coleção o nome de Novo Testamento. Aos outros livros deram o nome de Antigo Testamento. Tem mais sentido chamá-lo de “Bíblia hebraica”.

Deixe comentário