Vocação: Viver, amar e servir
Compartilhe

por Frei José Aparecido Andrade (Frei Cido)

Na vida cristã, vocação é um chamado de Deus que nos convida, interpela e chama. A todo chamado cabe-nos dar uma resposta.
Importante relembrar que “Deus criou o homem à sua imagem de Deus ele o Criou: e os criou Homem e Mulher” (Gn 1). Deus nos quis, elegeu e nos deu a vida. Pelo Batismo nascemos para Deus; confirma-se que estamos inseridos no seu Plano da Criação e no seu infinito Amor.
Enviou-nos Jesus Cristo. E, apesar de sua divindade, quis que se fizesse humano. Ele faz a experiência de vida humana, divinizou-a pela sua divindade, e fazendo a vontade do Pai. Ensinou-nos a fazer o mesmo por meio de nossa fé, pela escuta da palavra, da oração e dos serviços que podemos prestar a Ele aos outros.
Jesus nos revela: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). “Nos desígnios de Deus, cada homem é chamado a desenvolver-se, porque toda a vida é vocação” (João Paulo VI). Logo, a vida é nossa primeira vocação para caminharmos rumo à perfeição, à santidade e conquistarmos a vida eterna.
No Batismo assumimos a vocação cristã, nos tornamos filhos e povo eleito de Deus, chamados por Jesus Cristo para sermos seus seguidores e testemunhas. Ele é o caminho e nos convoca a fazer o que Ele fez. Ele fez a vontade do Pai.
“…Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra”(João 4,34); “Eu vim não para ser servido, mas para servir e dar a vida, como resgate em favor de muitos” (Marcos 10, 45); deu sua vida e ressuscitou por todos nós e nos deu o mandamento do amor; “Eu dou-vos um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu amei vocês devem se amar uns aos outros” (João 13,34).
Seguir Jesus Cristo, como membros de sua Igreja, é assumir a fé cristã e a vocação específica dentro do Plano de Deus, quais sejam: da Ordem (sacerdote), da Vida Religiosa, do Matrimônio, ou permanecer solteiro (a) na comunidade. Em cada uma das vocações, a mística é a mesma: Jesus Cristo é o centro, e é a partir d´Ele que tudo se realiza, porém diversos são os carismas e dons de quem nelas ingressam por opção.
Convoca-nos a viver a vida em comunidade, na comunhão e na fraternidade, caminhando à santidade e à perfeição com Ele e por Ele. Ele é a vida e o amor.
Em Deus nossa vida como, vocação, é a chama que não se apaga, e para isso nos dá como presente os dons e talentos para desempenharem os serviços a nós confiados.
No próximo fim de semana celebramos o dia 25/08 dia do catequista leigo (a).
Oração do Leigo
Ó Trindade Santa, Amor pleno e eterno, que estabelecestes a Igreja como vossa ‘imagem terrena’:
Nós vos agradecemos pelos dons, carismas, vocações, ministérios e serviços que todos os membros do vosso povo realizam como “Igreja em saída”, para o bem comum, a missão evangelizadora e a transformação social, no caminho do vosso Reino.
Nós vos louvamos pela presença e organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil sujeitos eclesiais, testemunhas de fé, santidade e ação transformadora.
Nós vos pedimos que os batizados atuem como sal da terra e luz do mundo: na família, no trabalho, na política, e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação; na cidade, no campo e em todo o planeta, nossa “casa comum”. Nós vos rogamos que todos contribuam para que os cristãos leigos e leigas compreendam sua vocação e identidade, espiritualidade e missão, e atuem de forma organizada na Igreja e na sociedade à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres.
Isto vos suplicamos pela intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, modelos para os cristãos. Amém!

Deixe comentário