SOS Petrópolis
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de seu Regional Leste 1, está promovendo a campanha #SOS Petrópolis, para arrecadar doações para ações emergenciais e socorro das famílias que vem sofrendo os impactos do forte temporal que assolou a cidade de Petrópolis (RJ) na última terça-feira, dia 15, deixando um rastro de destruição e morte.
Em comunicado oficial, a presidência do Regional Leste 1 conclama “a Igreja Católica presente no Estado do Rio de Janeiro a se unir em oração, para que esses irmãos e irmãs afetados encontrem o conforto em meio à dor da perda dos seus parentes, familiares e amigos”.
Para ajudar
O comunicado também solicita a criação de “uma grande corrente de solidariedade em nossas igrejas”, enviando doações à Diocese de Petrópolis por meio de depósito, transferência bancária ou PIX para:
Banco: Banco Bradesco
Agência: 0401
Conta Corrente: 114.134-1
CNPJ (CHAVE PIX): 28.805.190/0001-33
Todos os recursos arrecadados serão destinados às ações emergenciais e o socorro das famílias. Maiores informações sobre outras formas e tipos de doações, bem como ajuda com serviço voluntário, poderão ser obtidas em (24) 98828-0215 ou (24) 98819-1455.
Presidência da CNBB pede compaixão e solidariedade
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem na última quarta-feira, 16 de fevereiro, por ocasião das fortes chuvas que caíram em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, provocando dezenas de mortes.
A presidência afirmou que a tragédia envolve-nos em profunda tristeza. “Essa consternação toca a nossa fé cristã, impelindo-nos a agir solidariamente. Unamo-nos, em comunhão, a dom Gregório Paixão e ao amado povo de Deus na diocese de Petrópolis. As nossas preces levam o nome de cada irmão e irmã, vítimas dessa tragédia, ao coração de Jesus”, diz.
Na sequência, a presidência convoca todos a testemunhar a fé, exercendo a solidariedade:
Pedimos a cada cristão católico, aos homens e mulheres de boa vontade, que se compadeçam daqueles que perderam o pouco que possuíam, vítimas da tragédia climática. Especialmente, levemos amparo às famílias enlutadas e desabrigadas. A nossa Igreja já se mobiliza para ajudar. Sigamos todos juntos.
O texto diz, ainda, que este clamor por iniciativas de amparo às vítimas precisa ser acolhido especialmente por governantes. “Trata-se de compromisso cristão e irrenunciável tarefa daqueles que ocupam cargos nas instâncias do poder. Petrópolis pede ajuda urgentemente!”, exorta.
Convictos de que somos corresponsáveis uns pelos outros, possamos exercer a amizade social, conforme sempre nos orienta o amado Papa Francisco. Assim, ainda mais firmemente, seguiremos os passos de nosso Mestre Jesus.
Fonte: Portal CNBB
Veja também: