Paróquias e comunidades celebram Imaculada Conceição de Maria

A Igreja celebra nesta segunda-feira, 8 de dezembro, o dia dedicado à Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Em Itu, paróquias e comunidades celebram a data a partir deste sábado (06/12) com Missas, Procissão e Consagração a Nossa Senhora, além de Cavalgada e Almoço.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria é um dos dogmas mais queridos ao coração do povo cristão, tendo sido definido em 1854, pelo Papa Pio IX. Mas, antes disso, a devoção popular à Imaculada Conceição de Maria já era extensa. A festa já existia no Oriente e na Itália meridional, sendo incluída no calendário romano em 1476, tornando-se tornou-a obrigatória para toda a cristandade a partir do século XVIII.
No dia 8 de dezembro não comemoramos a memória de um santo, mas a solenidade mais elevada, maior e mais preciosa da Igreja: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a rainha de todos os santos, a Mãe de Deus. No seu projeto de redenção da humanidade, Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. Por isso, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, permitiu que ela nascesse de pais pecadores, mas, por preservação divina, permanecesse incontaminada.
Maria, então, foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor, que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos. (texto adaptado do Portal Franciscanos)
Na Comunidade Imaculada Conceição, no bairro Varejão de Baixo (próximo à Água Nova Líder), as festividades em honra à padroeira começam neste sábado (6), com Missa e Procissão, às 17h. No domingo (7), haverá Cavalgada, com saída às 9h30, em frente ao Mercado Silva (Varejão). Às 11h30, será servido almoço nas dependências da comunidade. No cardápio, costela de chão, tutu de feijão, salada e arroz. Cada pessoa paga R$ 35, com vendas apenas na hora. Também haverá música ao vivo e leilão de prendas.
Na Igreja Matriz São José (Vila São José), haverá missas em honra à Imaculada Conceição de Nossa Senhora na segunda-feira (8), às 6h e às 19h30. Na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Centro), a missa será às 18h. A Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Centro), no antigo convento das irmãs redentoristas, será reaberta ao público com missa às 19h (veja matéria neste link).
Na Igreja Matriz Sagrada Família e Santa Isabel (Vila Martins), haverá missa em honra à Imaculada Conceição de Maria na segunda (8), às 19h. Na celebração, haverá Consagração a Nossa Senhora dos devotos que estão fazendo a preparação e que deverão levar a carta de consagração por escrito.




