21 de Novembro – Ano de 1925

Os nossos bairros
O laborioso e sempre catholico bairro do Jacuhú exultou de alegria no dia 21 do corrente com a festa da 1ª Communhão de 22 creanças do catecismo local a cargo da muito digna professora Isaltina Brasil, que nas horas de folga, sem, absolutamente, prejudicar em nada o ensino leigo, se dedica, de coração, ao ensino religioso. Presidiu esta festa o nosso Vigario, que muito tem trabalhado em prol dos catecismos nos bairros, tendo já colhido muito fructo, pois, Deus louvado, já é, neste anno, muito elevado o numero de primeiras Communhões feitas nos proprios bairros.
Durante a Santa Missa houve recitação do terço e diversos canticos, e, alem das creanças, commungaram 52 pessoas.
Terminada a Missa, houve a cerimonia de renovação das promessas do Baptismo.
Em seguida, dirigiram-se todos, processionalmente até a casa do Sr. Victorio Daldon, onde foi servido um delicioso café e mais saborosos quitutes.
Dizem que o Jacuhu, neste municipio, é o ninho da geada, mas para derreter há o calor da fé ardente que abrasa os seus habitantes.
Parabens ao optimo povo do abençoado bairro do Jacuhú.
Collegio de N. Senhora do Patrocinio
No dia 26 houve o encerramento do anno lectivo, com a distribuição de premios.
Devido ao luto que ainda pesa sobre o Collegio, talvez o decano da instrução paulista, a festa não se revestiu daquella pompa que lhe é tão peculiar, desde ha muitos annos.
É que as benemeritas Irmãs de S. José ainda choram a morte da santa Madre Maria Theodora. No entretanto, pelo resultado obtido este anno lectivo, foi mais um triumpho para o collegio, que de facto já se impoz a estima e admiração de todos. Presidiu a festa o Vigario da parochia, antigo alumno das Irmãs de S. José, no Externato, que encerrou a sessão saudando a Congregação na pessoa da actual Superiora, a digna continuadora da missão gloriosa de Madre Theodora que hoje dorme o somno da morte, alli mesmo á sombra das arvores e por entre as violetas que cobrem o seu tumulo. A Federação felicita cordialmente o Collegio do Patrocínio.
Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.

