Patrimônio musical de Itu é  divulgado pelo Coral Vozes
Compartilhe

Ultimamente o Coral Vozes de Itu foi destaque em rede nacional em duas oportunidades divulgando a música dos compositores ituanos.
Em 1º de outubro, a convite da Rede Mundial de Oração do Papa, participou da Missa Solene pelos 150 anos da fundação do Apostolado da Oração, celebrada na Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. Na ocasião, fiéis do movimento, que reúne cerca de dois milhões de pessoas em todo o Brasil, puderam apreciar a música litúrgica do ituano Elias Álvares Lobo (1834 -1901) através da Rede Vida de televisão e pelas redes sociais com enorme audiência.
Já no dia 11 de novembro foi a vez de um concerto do Coral Vozes de Itu, especialmente gravado para a ocasião, na Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, ser exibido na abertura do IV Encontro Anual da Universidade Cruzeiro do Sul, reunindo representantes de todo o país. Desta vez o evento de três dias do Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cruzeiro do Sul Educacional foi sediado pelo CEUNSP – Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio.
No concerto o “Vozes de Itu” apresentou obras do padre Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa, que foram muito apreciadas por centenas de participantes que se manifestaram positivamente com a emoção de ouvir a música sacra escrita em Itu no século XIX, período que representou o auge da produção cultural da cidade.
Mantido pela Associação Cultural Vozes de Itu, o Coral tem parceria de trabalho com o Museu da Música – Itu, não só para divulgação de obras musicais locais, mas também para pesquisa de repertório.
O Coral acredita que, ações e parcerias institucionais como esta, levam positivamente o nome da cidade de Itu, sua história e cultura.