Regional Nordeste 4 realiza a sua 34ª Assembleia de Pastoral em Teresina (PI) com aprofundamento da Iniciação à Vida Cristã
Compartilhe

O Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do Estado do Piauí, realizou a sua 34ª Assembleia de Pastoral de 26 a 28 de junho no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, em Teresina. A assembleia teve como tema “Iniciação à Vida Cristã e Sinodalidade na Missão da Igreja no Piauí” e lema “Ensinai tudo que vos ordenei” (Cf. Mt 28,20).
O subsecretário adjunto de pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Jânison de Sá, do Clero da Diocese de Propriá-SE assessorou a 34ª Assembleia Pastoral do Regional Nordeste 4.
Em sua formação, o assessor destacou que a a Iniciação à Vida Cristã constitui-se enquanto eixo unificador de toda a ação evangelizadora e pastoral da Igreja: “Ela é a bússola que deve direcionar os esforços de todos os cristãos na renovação pastoral. É o processo através do qual somos introduzidos no mistério de Jesus Cristo, fundamental para a formação da nossa identidade cristã”, disse.
Na missa de encerramento, presidida pelo bispo de Floriano, Dom Júlio César Souza de Jesus destacou que esta assembleia convidou a olhar para Maria como a catequista que aos pés da cruz soube educar a comunidade dos discípulos no itinerário da fé: “Ela continua formando os verdadeiros discípulos missionários para que possam responder com fé, entusiasmo, perseverança e compromisso permanente o grande chamado que seu Filho Jesus Cristo faz a todas as pessoas” , falou.
Finalizando a sua reflexão Dom Júlio pontuou que o encontro ajudou a redescobrir a beleza da vocação ao discipulado missionário, fruto da consagração batismal: “A vocação ao discipulado missionário é convocação à comunhão em sua Igreja. Maria, Mãe e discípula do Senhor nos ajude a participar ativamente da ação missionária da Igreja. Que o Espírito de Pentecostes, derramado sobre os Apóstolos, nos anime a sair e anunciar Jesus caminho, verdade e vida”, disse.