Festa de Nossa Senhora da Candelária e muitas bênçãos nas paróquias
Compartilhe

No último final de semana (01 e 02/02), a cidade de Itu celebrou sua padroeira, Nossa Senhora da Candelária, junto à Festa da Apresentação de Jesus do Templo. Além disso, várias paróquias de Itu realizaram missas e celebrações, com bênçãos especiais.

(Foto em destaque: Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, o bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, presidiu a Missa Solene em honra à padroeira da paróquia e da cidade. / PASCOM PNSC)

 

Festa da Apresentação do Senhor e dia de Nossa Senhora da Candelária

Celebrada por toda a Igreja no dia 2 de fevereiro – 40 dias após o Natal – a Festa da Apresentação do Senhor marca o momento em que o Menino Jesus é levado ao Templo por seus pais, Maria e José. Por ser aquela que deu à luz o Filho de Deus, Maria é chamada de Nossa Senhora da Luz, das Candeias ou da Candelária, como é conhecida em Itu, cidade da qual é padroeira. Marcando seu dia, aconteceu a bênção das velas em várias celebrações.

Dom Arnaldo incensa a imagem de Nossa Senhora da Candelária, durante a Missa Solene na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária. (Foto: PASCOM PNSC)
Padre João Fava abençoa as velas dos fiéis no início da missa da Festa da Apresentação do Senhor, na Igreja Matriz Sagrada Família e Santa Isabel. (Foto: PASCOM PSF)
Dezenas de fiéis participaram da procissão em honra a Nossa Senhora da Candelária, antes da missa das 10h na Igreja Matriz Senhor do Horto e São Lázaro. (Foto: Ricardo Stuchi / PASCOM PSHSL)

 

Dia de São Brás e bênção da garganta

No dia 3 de fevereiro, a Igreja celebrou o dia de São Brás, médico e sacerdote que viveu na Armênia, entre os séculos III e IV. Conta a história que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosamente, como se nada lhe tivesse acontecido. Nesse dia, a Igreja realiza a bênção da garganta dos fiéis.

Na Paróquia São Cristóvão houve bênção das velas e da garganta nas missas e celebrações do final de semana, reunindo grande número de fiéis. (Foto: PASCOM PSC)
Padre Matheus recebe a bênção da garganta do diácono Marcos Nunes durante missa em honra a São Brás realizada na Igreja Matriz São Judas Tadeu. (Foto: PASCOM PSJT)
Diácono Valdeci abençoa as velas a serem utilizadas para a bênção da garganta na celebração pelo dia de São Brás, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. (Foto: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

 

Bênção das mochilas

Com a proximidade do início do ano letivo, aconteceu também a bênção dos educadores, dos estudantes e do material escolar, pedindo a Deus que conceda a todos um ano proveitoso nos estudos.

O recém-ordenado padre Felipe Elias abençoa estudantes e suas mochilas durante sua primeira missa celebrada na Igreja Matriz São Luís Gonzaga. (Foto: Claudemir / PASCOM PSLG)
Educadores e estudantes recebem a bênção de padre José Paulo, em missa na Igreja Matriz São Camilo, na qual também foi acolhido o seminarista Leonardo. (Foto: PASCOM PSCL)
Muito professores e estudantes levaram seus materiais para serem abençoados na missa da Igreja Matriz São João Batista, presidida pelo padre Diego. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Veja também: