“As famílias são necessárias para mostrar  aos jovens o Evangelho do amor”
Compartilhe

Subsídio 07 – Tema 02

A palavra do Papa
“Uma preocupação genérica com a família nos grandes projetos pastorais não é suficiente. Precisamos de um novo impulso missionário: não podemos parar nas teorias, mas nos envolver com os problemas concretos das pessoas. A preparação dos jovens para o matrimônio é um pilar para evangelizar através das famílias.”
“Convido as comunidades cristãs a reconhecerem que é um bem para elas mesmas acompanhar o caminho de amor dos noivos. (…) Aqueles que se casam são, para as comunidades cristãs, um recurso precioso, porque, (…) podem contribuir para renovar o próprio tecido de todo o corpo eclesial: a forma particular de amizade que vivem pode tornar-se contagiosa, fazendo crescer na amizade e na fraternidade a comunidade cristã de que fazem parte.” (AL 207)
“Provavelmente os que chegam melhor preparados ao casamento são aqueles que aprenderam dos seus próprios pais o que é um matrimônio cristão, onde se escolheram um ao outro sem condições e continuam a renovar esta decisão.” (AL 208)

 

O testemunho da família: Stella Josiane (filha)

Josée Christiane: “Proclamar o Evangelho significa que a mensagem recebida deve encher o coração e toda a vida de alegria.”
Giorgiana: “Viver o Evangelho é também encontrar tempo para realmente viver juntos no amor, na partilha e na unidade.”
“Todas as atividades pastorais que tendem a ajudar os cônjuges a crescer no amor e a viver o Evangelho na família, são uma ajuda inestimável a fim de que os seus filhos se preparem para a sua futura vida matrimonial.” (AL 208)
“O amor precisa de tempo disponível e gratuito, colocando outras coisas em segundo lugar. Faz falta tempo para dialogar, abraçar-se sem pressa, partilhar projetos, escutar-se, olhar-se nos olhos, apreciar-se, fortalecer a relação. Umas vezes, o problema é o ritmo frenético da sociedade, ou os horários impostos pelos compromissos laborais. Outras vezes, o problema é que o tempo transcorrido em conjunto não tem qualidade.” (AL 224)

 

Convite à reflexão

“A nossa tarefa é cooperar na semeadura: o resto é obra de Deus” (cf. AL 200). Reflitamos sobre como aproveitar o tempo em família a fim de estarmos bem juntos. Se não conseguimos, vamos mudar alguma coisa começando por nós mesmos?

Dinâmica em família

Vamos refletir e decidir juntos se existem coisas que podemos colocar em segundo plano para viver regularmente um “tempo de qualidade” em família.

Dinâmica em comunidade ou em grupo

Organizar uma noite romântica para os noivos da comunidade, oferecendo-lhes um jantar ou uma festa após o jantar. Pedir para que todos desliguem os telefones celulares e dediquem a noite ao diálogo a dois. No final da noite, convidar os noivos para um momento de oração, no qual ele reza por ela e ela reza por ele.

Oração

Senhor,
abençoe a nossa casa
para que seja um lugar de amor e acolhimento.
Dê-nos a consciência
de que oferecer o calor de nossa família aos outros
não é uma tarefa, mas uma resposta com alegria
ao Seu desejo de que a toda pessoa na Terra
seja anunciado o Evangelho da família.
Amém

Convite à leitura

Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”: “Algumas perspectivas pastorais” (n. 199-258)

Deixe comentário