Diocese realiza encontros sobre “Evangelização na cultura digital”
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A Diocese de Jundiaí promoveu na última semana dois grandes encontros de formação com o tema “Evangelizar na cultura digital: os influenciadores católicos”. Os encontros reuniram presbíteros, diáconos, agentes de pastoral e influenciadores digitais e provocaram importantes reflexões sobre a atuação da Igreja no mundo digital, como as redes sociais.

Padres e Diáconos na reunião do Clero. (Fotos: Setor de Comunicação Diocese de Jundiaí)

Presbíteros e diáconos

O primeiro momento de formação teve lugar na Reunião Geral dos Presbíteros, na última sexta-feira (10/05), na Cúria Diocesana. Para falar sobre o tema, foram convidados Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação entre os anos de 2015 e 2023, e o professor Moisés Sbardelotto, coordenador do “Grupo de Reflexão sobre Comunicação” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB) e colaborador do Instituto Unisinos (IHU).

Dom Arnaldo iniciou a reunião destacando que a formação era para ajudar na compreensão deste novo areópago que é o mundo digital: “Precisamos estar atentos às mudanças e realidades que nos cercam”, disse o Bispo.

“A comunicação é fundamental para o trabalho da Igreja, que é evangelizar”, e “evangelizar é tornar o reino de Deus presente no mundo”, (conforme escreveu o Papa Francisco Exortação Apostólica na Evangelli Gaudium, no número 176), foi um dos destaques apresentados por Dom Mol.

O professor Moisés apresentou um panorama sobre o mundo digital atual e sua influência na ação evangelizadora da Igreja. O professor também é pesquisador e um dos autores do livro “Influenciadores Digitais Católicos – efeitos e perspectivas”, que foi apresentado na reunião. “Trata-se de uma pesquisa científica rigorosa e inédita, que nasceu da demanda do desejo de algumas pessoas que queriam entender esse fenômeno dos influenciadores digitais, os católicos especialmente”, como explicou Dom Mol.

A comunicação faz parte da essência da vida da Igreja, já que a missão do cristão é ir ao encontro de todas as pessoas e de comunicar, por meio de seu testemunho, o ser Igreja. Por essa razão, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, Bispo Diocesano, elegeu a comunicação como um dos principais eixos de seu governo episcopal. Os demais eixos são a sinodalidade e a formação. Esses eixos serão apresentados, em breve, na 1ª Carta Pastoral de seu episcopado, que será lançada no próximo dia 20.

Participaram da reunião os padres e diáconos da Diocese, Padre Leandro Megeto (da Diocese de Jundiaí) atual secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, e padres convidados de Campinas e de Indaiatuba.

Dom Arnaldo iniciando o encontro das Pascoms

Agentes de pastoral e influenciadores

No último sábado (11/05), o encontro foi voltado a todas as pessoas envolvidas com a comunicação eclesial e reuniu cerca de 150 pessoas entre agentes da Pastoral da Comunicação, padres, diáconos, seminaristas, religiosos(as), comunicadores católicos e coordenadores de pastoral, no Colégio Divino Salvador, em Jundiaí.

Promovido pela Comissão Diocesana do Eixo Comunicação e pela Pastoral Diocesana da Comunicação, o encontro teve como objetivo proporcionar um espaço de reflexão em torno da cultura digital, especialmente da atuação dos influenciadores católicos, e sobre a relação de Igreja com esses fenômenos.

O encontro contou com a assessoria dos pesquisadores e professores: Moisés Sbardelotto, coordenador do “Grupo de Reflexão sobre Comunicação” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom/CNBB), colaborador do Instituto Unisinos (IHU) e líder do Grupo de Pesquisa José Comblin (PUC_SP); Alzirinha Rocha de Souza, professora no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP/SP) e coordenadora do Observatório Eclesial Brasil; e do Pe. Tiago Barbosa, assessor da Pascom do Regional Sul 1 da CNBB.

A Igreja sabe que, cada vez mais, o uso das redes sociais faz parte da vida das pessoas de todas as idades. Testemunha também que, muitas vezes, nos espaços das redes sociais, as pessoas são incentivadas, com a garantia do anonimato, a desenvolver discursos e comportamentos violentos, nem sempre baseados em informações verdadeiras. Nesse sentido, as palestras permitiram aos participantes ficarem atentos à lógica que polui o ambiente das redes sociais, a discernir e a desmascarar o mal uso e, especialmente, a encontrar soluções para o bom uso dessas ferramentas.

É importante apreciar o mundo digital e reconhecê-lo como parte da vida do homem moderno. No entanto, não se pode esquecer e abandonar a missão primeira do cristão católico de anunciar a pessoa de Jesus Cristo e seus ensinamentos. “É na complementaridade das experiências digitais e físicas que se constroem a vida e a jornada humanas”, afirmou Alzirinha. É tarefa dos agentes de comunicação católicos – os “pasconeiros” – oferecer uma comunicação eficiente e, nesse sentido, todos os envolvidos precisam estar atualizados sobre as novas tendências, as novas formas de comunicação e procurar avançar nesse campo, mas sem esquecer qual é o verdadeiro propósito destas ações.

Para a realização do evento, a Diocese de Jundiaí contou com total apoio do bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, que marcou presença junto ao vigário geral, padre Carlos José Virillo, e dos padres Jorge Demarchi, coordenador diocesano do Setor de Comunicação; Sílvio Andrei Rodrigues, assessor de imprensa diocesano; Bruno Bussolini, assessor da Pascom; Tiago Calçado, diretor de estudos do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, e Leandro Megeto, presbítero diocesano e secretário executivo do regional Sul 1 da CNBB.

A iniciativa contou ainda com o apoio institucional do Regional Sul 1 da CNBB, Pascom Brasil, Pascom CNBB Sul 1, Pascom Sub-Região Sorocaba (Arquidiocese de Sorocaba e Dioceses de Itapeva, Itapetininga, Registro e Jundiaí), Pascom da Arquidiocese de Campinas, Pascom da Diocese de Bragança Paulista e Editora Ideias & Letras.

(Fonte: Site Diocese de Jundiaí)