Diocese de Jundiaí realiza encontro para apresentação da Campanha da Fraternidade 2024
Compartilhe

No último dia 15 de fevereiro, a Diocese de Jundiaí promoveu o lançamento de mais uma edição da Campanha da Fraternidade, iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que completa 60 anos e que é uma verdadeira expressão de comunhão, de conversão e de partilha.

O encontro reuniu, no Anfiteatro Pio XII da Cúria Diocesana, o Bispo Diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, autoridades civis, representantes dos 11 municípios que formam a Diocese, presbíteros, diáconos, seminaristas, religiosos (as) e membros da coordenação e agentes de várias pastorais.

Também participaram a coordenadora diocesana da Campanha da Fraternidade, Gedivânia da Silva Pereira, o padre Silvio Andrei Rodrigues, assessor de Imprensa da Diocese, e o padre Antônio Carlos Frizzo, da Diocese de Guarulhos e assessor da Campanha da Fraternidade e da Pastoral Fé e Política a nível estadual, que conduziu o encontro.

Na abertura, Dom Arnaldo motivou todos os presentes a meditar sobre os objetivos e pensar em como viver a CF nas comunidades e paróquias, sempre à luz do Evangelho.

A CF 2024 tem por tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23, 8), e quer despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, além de educar para a fraternidade a partir da justiça e do amor.

Por sua vez, o padre Antônio Carlos comentou que a escolha do tema da edição deste ano foi motivada pela realidade do povo brasileiro dividido e polarizado, com o crescimento da indiferença e do ódio. O sacerdote fez ainda memória da criação da Campanha da Fraternidade, em meio ao Concílio Vaticano II, e propôs uma dinâmica ao escolher cinco participantes para destacarem uma Campanha que marcou a vida desta pessoa.

Após um breve resumo do Texto-Base da CF 2024, padre Antônio Carlos convidou a todos para darem o primeiro passo, “começando pela cura das feridas da inimizade e discórdia com a reconciliação nas famílias, nas comunidades e em toda a Igreja no Brasil”.

O presbítero também reforçou a importância do gesto concreto da Campanha da Fraternidade, a Coleta Nacional de Solidariedade, que sempre acontece no Domingo de Ramos – neste ano, no dia 24 de março. Com os recursos obtidos com a coleta, são atendidos e mantidos inúmeros projetos e ações de evangelização por todo o país.

(Texto e fotos: site Diocese de Jundiaí)

Secretário representou o prefeito de Itu

Diácono Reginaldo de Castro, secretário Gilmar Pereira e Bispo Dom Arnaldo. (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

Representando o prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Planejamento e Gestão de Projetos da Prefeitura de Itu, Gilmar Pereira, esteve na Cúria Diocesana de Jundiaí para participar do Encontro de Apresentação da Campanha da Fraternidade 2024. Na reunião, que ocorreu na noite de 15/02 (quinta-feira), Gilmar esteve em contato com o Bispo Diocesano de Jundiaí, Dom Arnaldo, e com outras lideranças religiosas que se fizeram presentes.