30 de Outubro – Ano de 1920
Festa de Santa Margarida
Muito solemne, bella e concorrida esteve a festa de Santa Margarida Maria Alacoque. O tríduo, a missa cantada e principalmente a procissão, revestiram-se de tanta pompa, como em bem poucas festas temos visto.
As ruas por onde passou a procissão estavam juncadas de flôres e ornadas de lindos arcos com expressivas dedicatórias. Nella tomaram parte as Irmandades e associações catholicas da parochia, os meninos e meninas do catecismo, grande numero de virgens, mordomas e anjos, e um povo immenso, formando um longuíssimo prestito. De espaço a espaço um côro de senhoras e senhorinhas acompanhadas de alguns instrumentos da apreciada banda “José Victório” cantavam lindos hymnos religiosos, que eram respondidos pelo povo, formando-se uma agradável harmonia que nos arrebatava o espírito.
Os andores e principalmente o do S. Coração de Jesus e o de Sta. Margarida estavam adornados com muito gosto, chamando a attenção a todos.
No prestito religioso tomaram parte as excellentes corporações musicaes “José Victorio” e “União dos Artistas”, que alternadamente executavam as mais bellas peças do seu escolhido repertorio.
A entrada da procissão, prégou eloquentemente o revmo. sr. P. Antonio Parisi, que produziu um bello e substancioso panegyrico de Santa Margarida Maria Alacoque.
A illuminação interna e externa da igreja esteve simplesmente deslumbrante, merecendo os mais francos e geraes elogios.
Ao revmo. sr. p. Manuel Gabinio de Carvalho, m.d. Director do Apostolado da Oração nesta cidade, e aos srs. zeladores e zeladoras dessa piedosa devoção, os nossos mais sinceros parabens pela pomba e brilihantismo com que solemnisaram de um modo digno a canonisação da Apostola do S. Coração de Jesus.
Banda “Jose Victorio”
Passa-se hoje mais um anniversario da apreciada e popularíssima banda “José Victorio” a qual até há pouco tinha o nome “30 de Outubro”.
Ao presado maestro e os seus músicos apresentamos os nossos parabens.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.