Centenas de fiéis prestigiam a Festa de São Judas Tadeu
Terminaram no último domingo (29/10) as festividades em honra do padroeiro da Paróquia São Judas Tadeu. A festa contou com Novena, Missa Solene e Procissão, além de Carreata, Show de Prêmios e Quermesse, reunindo grande número de devotos do “santo das causas impossíveis”.
A festa teve início no último dia 13, com o Show de Prêmios e a Quermesse, que aconteceram em três finais de semana. O Salão Paroquial e a rua lateral da Igreja Matriz ficaram lotados em torno das barracas de comidas e bebidas, além dos shows musicais ao vivo.
A Novena em honra a São Judas Tadeu aconteceu entre os dias 19 e 27, com a presença de sacerdotes convidados que fizeram suas pregações e reflexões em torno do tema: “Com São Judas Tadeu, escolhidos e enviados em missão”.
No dia 22, uma Carreata com a imagem de São Judas Tadeu percorreu as ruas da paróquia. Em seguida, no espaço da Quermesse, foi servido o almoço com “Costelão de Chão”, que já se tornou marca registrada da festa.
No último sábado (28), dia de São Judas Tadeu, foram celebradas missas ao longo do dia, em honra ao padroeiro. No final da tarde, a Procissão de São Judas Tadeu percorreu as ruas no entorno da Igreja Matriz, acompanhada de grande número de fiéis. Na chegada da procissão, foi celebrada a Missa Solene pelo dia de São Judas. A festa terminou no domingo (29), com o último dia da Quermesse.
Para o pároco, padre Júlio Freitas, a festa foi muito positiva em vários aspectos. Na parte religiosa, ele destacou a Novena e o Jubileu. “Tivemos uma grande presença de fiéis em todas as celebrações religiosas. A Novena em honra a São Judas contou com a presença de vários sacerdotes e do bispo Dom Vicente Costa, que contribuíram com importantes reflexões sobre o tema ‘Com São Judas Tadeu, escolhidos e enviados em missão’”, destacou o pároco.
“Neste ano, a Festa de São Judas Tadeu marcou também os 65 anos de instalação canônica da paróquia e os 20 anos da dedicação da Igreja Matriz, realizada pelo bispo Dom Amauri Castanho, em 2003. A festa foi uma ótima oportunidade de celebrar a história da paróquia e relembrar essas datas tão significativas.”
Na parte social, padre Júlio destacou o trabalho dos voluntários e da equipe de eventos. “Foram três finais de semana muito intensos, em que a organização e o revezamento entre os voluntários, além da grande presença do público, foram muito importantes para que a festa acontecesse da melhor forma possível.” O pároco destacou também o papel dos patrocinadores, que tornaram possível montar a estrutura necessária para a festa.
Padre Júlio, que deixa a paróquia no final deste ano, fez também uma avaliação da festa nos últimos anos. “Desde que cheguei aqui, em setembro de 2017, foram 7 edições da Festa de São Judas. E percebo que a cada ano a festa tem ficado melhor, tanto na parte litúrgica como na parte social, com melhor estrutura e potencial para crescer ainda mais.”
“Enfim, agradecemos a Deus por tudo que conseguimos realizar nessa festa em honra a São Judas Tadeu”, concluiu padre Júlio.
Abaixo, imagens das festividades em honra a São Judas Tadeu. (Fotos: PASCOM PSJT)
Programação religiosa
Programação social