Línguas de Aluguel
por Lázaro José Piunti
A Internet é um território livre! E, transitando virtualmente por essa estrada, as pessoas viajam à vontade emitindo suas opiniões. Esse valioso instrumento a ser usado para a comunicação imediata transformou-se em exponencial ferramenta de interação sócio humana. Porém, a internet proporciona, tantas vezes, oportunidade para a promoção do desassossego familiar, da semeadura da discórdia, mediante o plantio das infâmias em elevado grau de exacerbação.
Reputações são maculadas, quando não, destruídas. Até a correção dos abusos e reparo das injustiças, lá se foi a honra ladeira abaixo, manchada indelevelmente pela intriga dos covardes e imbecis.
Ingressamos na fase eleitoral. Milhares de candidatos e candidatas disputarão vagas nas Câmaras de vereadores e Prefeituras brasileiras. Dependerão do voto de confiança dos eleitores. É a beleza do processo democrático, força capaz de desbancar do poder os poderosos e elevar ao pináculo da glória os humildes. Pelo menos, em tese.
O que preocupa no trajeto da campanha é a ação mesquinha das chamadas “Línguas de Aluguel”! São os violadores da moral, os parceiros da ignomínia, os profissionais da bandidagem, que, financiados pelos corruptos anônimos, ou negociando promessas e vantagens futuras, atacam os adversários, inventam, mentem e manipulam a Verdade. Como ninguém é perfeito, estes indivíduos sem escrúpulos se especializam na metodologia de ampliação dos pequenos defeitos do outro.
Outrora, a difamação era quase artesanal. Era o fuxico das esquinas. Agora, sem renunciar a este método convencional, a demagogia foi transplantada para as mídias digitais. E agigantou-se! É importante que o eleitorado se acautele e não se deixe levar pelo oportunismo dos canalhas.
Sem projetos e programas, eles atiçam o ódio, estimulam o revanchismo e golpeiam sem piedade. A sua conduta é gestada no ventre da conhecida arrogância. Nutrem-se do ranço mórbido da estupidez movido pelo rancor. Deus nos livre das Línguas de Aluguel. Elas são o vírus letal que fere a Democracia e, por vezes, podem alterar resultados em eleições supostamente livres!