07 de Julho – Ano de 1923
Compartilhe

Frei Bruno
Com muito prazer recebemos nesta redacção a visita do nosso bondoso e velho amigo sr. Frei Bruno Niessen que por varios anos residiu no Convento do Carmo desta cidade, como zeloso Irmão coadjuctor da veneravel Ordem Carmelitana.
Hoje o nosso presado amigo desenvolve a sua fecunda atividade em propagar o Mensageiro do Carmelo, optima revista catholica que com muito fructo se ocupa da propagação da devoção á Nossa Senhora do Carmo.
Essa revista, uma das melhores que conhecemos, é bem redigida, noticiosa e atraente pelas matérias de actualidade de que se ocupa.
Muito grato pela visita.

D. Antonio J. de Mello
Está exposto na vitrine da Casa Fratini o retrato de D. Antonio Joaquim de Mello, um dos mais distinctos filhos desta terra. Esse retrato vae figurar na galeria de vultos proeminentes da nossa Historia no salão nobre do Gremio L. Paula Sousa, como uma homenagem dos socios dessa patriotica agremiação de moços itúanos, que não poupam esforços para tornar cada vez mais conhecido os nossos conterrâneos que mais se distinguiram pelas suas virtudes, e pelo seu patriotismo.
Muito merecido esse preito de homenagem ao ápostolico bispo itúano, varão insigne por suas acrysoladas virtudes, pelo seu zelo incansavel na direção espiritual da sua então vastissima diocese de S. Paulo, e pela sua destemida energia na extirpação de inveterados abusos que se notavam em muitas parochias.
D. Antonio Joaquim de Mello, a quem se ergueu uma bela estatua no Seminario Episcopal de S. Paulo, bem merece que se lhe levante outra nesta cidade que se orgulha de ser o berço de tão grande Bispo.
Esse retrato tirado a cryon, é um importante trabalho do jovem Pery Guarany Blackmani, que mais uma vez, poz em destaque a sua habilidade na bela arte em que tanto se destinguiu o nosso Almeida Junior.

Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.