6º Domingo da Páscoa
Compartilhe

Diác. Paulo Halter
Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Não vos deixarei órfãos!”

Evangelho (Jo 14,15-21)

A liturgia deste domingo convida-nos a descobrir a presença discreta, mas eficaz e tranquilizadora de Deus na caminhada histórica da Igreja, para isso vemos a promessa de Jesus “não vos deixarei órfãos”.

No Evangelho deste domingo temos a continuação do evangelho de domingo passado, quando Jesus se encontra na última ceia e continua a preparar os discípulos para Sua despedida física. Aos discípulos que estão temerosos pelas suas palavras, Jesus promete o “Paraclito” o Espirito Santo, Espirito da Verdade.

Ele sabe que vai partir para o Pai e que os discípulos vão continuar no mundo, Jesus fala-lhes do caminho que percorreu e convida os discípulos a seguir o mesmo caminho de entrega a Deus e de amor aos irmãos.

Os discípulos estão temerosos. Será possível percorrer este “caminho”, se Jesus não caminhar ao lado deles? No entanto, Jesus garante aos discípulos que não os deixara a sós no mundo, não os deixará órfãos. Ele vai para o Pai, mas vai continuar presente para acompanhar os passos da caminhada deles. Como é que Jesus vai estar presente ao lado dos discípulos, dando-lhes coragem para percorrer o caminho do amor e da vida?

Jesus fala sobre o “Paraclito” o Espirito Santo que estará sempre presente na vida deles; enquanto Jesus esteve presente com os discípulos, Ele ensinou-os, protegeu-os e defendeu-os, mas, a partir de agora será o Espirito Santo que irá defende-los.

Amados irmãos, nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo somos todos beneficiados e mais, quando ouvimos noutra passagem do Evangelho de São Mateus, Jesus dizer aos apóstolos “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos meus todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos”.

Somos todos amados por Deus, porque no nosso Batismo recebemos a graça do Espirito Santo, Senhor Jesus nos vos bendizermos porque nos amastes e nos destes a possibilidade de vos amar, de estar convosco. Nós vos agradecemos porque nos destes a vontade de vos seguir, alegramo-nos porque enviaste sobre nós o Espirito Santo para que estando em nossa vida, ser a nossa defesa e nosso guia para a verdade. Somos felizes porque, unido a vós, somos amados pelo Pai. Que o Espirito Santo, inunde cada vez mais o nosso coração, que nos transforme interiormente e que assim transformados e iluminados, possamos ser no mundo discípulos vosso para a salvação de muitos. Amém.

Que o Deus Todo Poderoso lhes abençoe.