3º Domingo da Páscoa
Compartilhe

Diác. Luiz Eugenio Demarchi
Paróquia São José

“Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!”

Evangelho (Lc 24,13-35)

No evangelho deste domingo, vamos acompanhar o acontecimento envolvendo os dois discípulos a caminho de Emaús. E caminhavam desolados, com a impressão de que tudo o que acontecera com Jesus, tinha sido em vão. Esperavam ardentemente que se concretizasse a promessa desse mesmo Jesus de que estaria com eles para sempre.
Eles ainda não haviam experimentado e compreendido a ressurreição.

Mas quando Jesus para e entra com eles para fazer a refeição, ao abençoar o pãoreconhecem naquele homem que havia caminhado com eles, o Cristo. Já na caminhada se reforça a promessa de Jesus de caminhar junto conosco, não deixou e não deixa que as amarguras, as provações deste mundo nos deixem cegos e não enxergar a presença de Jesus.

Nos tempos atuais vamos perceber a presença do ressuscitado na escuta, meditação e compreensão da palavra divina.

Por toda a escritura se menciona a missão de Jesus, e a partir dele, se abre a todos nós, o desafio de fazer com que o projeto de salvação de Deus apresentado e vivido por Jesus continue em nossos dias. Mas Jesus ressuscitado também será reconhecido por meio da partilha do pão, e assim como na eucaristia que celebramos, Ele se torna centro de nossas vidas. Partilhar o pão e a vida, na prática é o projeto de Deus e a nossa missão de servidores e seguidores de Jesus.

Nossos olhos, como os olhos dos discípulos, se abrem quando formos capazes de partilhar tudo com nossos irmãos. Se permanecermos cegos, será muito difícil reconhecer Jesus ressuscitado. Com a comunhão e a partilha, poderemos sentir o coração arder pela presença de Jesus que caminha conosco. Em nossa caminhada pela vida, quase sempre nos encontramos desanimados pois achamos que tudo aquilo em que a acreditamos e achamos seguro, desmorona em nossas crises e fracassos, perdidos e sem perspectiva, parece-nos que Deus nos abandonou, mas o evangelho deste domingo garante-nos que Jesus vivo e ressuscitado, caminha conosco.

Ele é o nosso companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro, mesmo que nem sempre somos capazes de reconhecer. A resposta para O reconhecer está mais uma vez explícita na palavra de Deus: escutada, meditada, partilhada e acolhida no coração. Jesus nos indica caminhos, aponta perspectivas novas, nos anima e nos dá coragem de continuar, apesar de nossos fracassos. Que os nossos olhos e corações se abram para reconhecer Jesus vivo na partilha do pão eucarístico.

Ele continua vivo, caminhando ao nosso lado, alimentando-nos com seu amor ao longo de nossa caminhada. O convite deste domingo é que nos reunamos em torno de Deus, celebrando com alegria e amor a partilha e o serviço. Assim encontraremos o Cristo ressuscitado que preenche nossa vida de sentido, plenitude e autenticidade.

Abençoado domingo a todos.