Sábado Santo: Vigília Pascal anuncia a Ressurreição de Cristo
Compartilhe

Em silêncio durante todo o dia do Sábado Santo (08/04), a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, sua Ressurreição. Grande parte das igrejas permanece fechada. É somente na noite de sábado, com a celebração da Vigília Pascal, que iniciamos as celebrações da Páscoa do Senhor. 

Iniciando a cerimônia, ainda fora da igreja, é realizada a Bênção do Fogo Novo, com o qual se acenderá o Círio Pascal, que representa Cristo, luz para o mundo. O Círio é marcado com o sinal da cruz e pregos, lembrando o sofrimento de Jesus. A oração proferida pelo celebrante lembra a eternidade de Cristo, alfa e ômega, princípio e fim de todas as coisas.

Com as luzes da igreja apagadas, inicia-se a Procissão do Círio Pascal, com a proclamação “Eis a luz de Cristo!” e a resposta “Demos graças a Deus!”. As velas dos fiéis são acesas no fogo do Círio Pascal e vão iluminado a igreja gradativamente.

O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão. Ao final da procissão interna, é feita a Proclamação da Páscoa. Um hino de louvor anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu, da Terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas. A igreja é totalmente iluminada e os sinos tocam.

Confira como foi a celebração da Vigília Pascal nas paróquias e comunidades de Itu.

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a cerimônia da Vigília Pascal teve início na praça em frente à Igreja Matriz, onde padre Ton realizou a bênção do novo Círio Pascal, que agora passa a simbolizar o Cristo Ressuscitado, que vive para sempre.

Durante a cerimônia, a imagem do Cristo Ressuscitado foi descoberta no centro do altar. Também foi realizado o batizado de uma criança.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: Dirce Silva / PASCOM PNSA)

Paróquia Nossa Senhora da Candelária

A cerimônia da Vigília Pascal na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária foi presidida pelo pároco, padre Francisco Carlos. Durante a celebração foi feita a bênção da água batismal, pela imersão do Círio Pascal.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PNSC)

Igreja Nossa Senhora do Carmo

É no Fogo Novo que é aceso o Círio Pascal, como fez o frei Rothmans, às portas da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no início da Vigília Pascal.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM Carmo Itu)

Paróquia Sagrada Família

Da chama do Círio Pascal, acendem-se as velas de todos os fiéis, iluminando toda a igreja, como aconteceu na Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração (Pirapitingui), na Vigília Pascal da Paróquia Sagrada Família. Lá, o celebrante, padre Enéas, realizou o batizado de adultos, que se prepararam conforme o Rito de Iniciação Cristã de Adultos.

Na Comunidade Santa Isabel (Vila Martins), a Vigília Pascal foi presidida pelo padre Wellington, que também ministrou o sacramento do Batismo para adultos da comunidade.

Abaixo, imagens das celebrações. (Fotos: PASCOM PSF)

Comunidade Nossa Senhora do Sagrado Coração (Pirapitingui)

Comunidade Santa Isabel (V. Martins)

Paróquia São Camilo de Léllis

Na Igreja Matriz São Camilo de Léllis, a cerimônia da Vigília Pascal também contou com batizado e Primeira Eucaristia de jovens e adultos. A cerimônia foi presidida pelo pároco, padre José Paulo, com a assistência do diácono João Preto.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSCL)

Paróquia São Cristóvão

Na praça em frente à Igreja Matriz São Cristóvão, a Vigília Pascal teve início com a Benção do Fogo Novo, presidida pelo pároco, padre Robinson. O Círio Pascal também foi abençoado e aceso no Fogo Novo, representando o Cristo Ressuscitado.

Em seguida, o celebrante adentrou a Igreja proclamando “Eis a luz de Cristo” e acendendo as velas de comunidade. Com a Igreja iluminada somente pelo Fogo Novo, foi proclamado o “Exulted”. Na sequência, leitores e salmistas proclamaram e cantaram as leituras do dia. No canto do Glória, os sinos da igreja soaram, proclamando a ressurreição de Cristo, a vitória da vida sobre a morte.

No rito do Batismo e da Benção da Água, a Ladainha de Todos os Santos foi cantada invocando a proteção sobre toda a comunidade. Os coroinhas e acólitos saíram de banco em banco proclamaram: Jesus ressuscitou! Os fiéis que lotaram a igreja vivenciaram o momento máximo da nossa fé: a Ressurreição de Cristo.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSC)

Paróquia São João Batista

A celebração da Vigília Pascal na Igreja Matriz São João Batista foi presidida de padre Diego. No início da celebração, ainda na entrada da igreja, o celebrante abençoou o novo Círio Pascal, marcando com pregos, representando o sofrimento de Cristo. (Foto: PASCOM PSJB)

 

Paróquia São José

Na manhã do Sábado Santo, a Paróquia São José rezou a oração de Laudes, com a presença do padre Juverci, lembrando “a descida de Jesus à mansão dos mortos” . (Foto: PASCOM PSJ)

 

Paróquia São Judas Tadeu

A Vigília Pascal foi celebrada em várias comunidades da Paróquia São Judas Tadeu. O pároco, padre Júlio, presidiu a celebração na Igreja Matriz, com a assistência dos diáconos Marcos e Raimundo.

Após a benção do Fogo Novo na área externa da igreja, uma procissão conduziu o Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado até o interior da igreja, que ficou iluminada pelas velas dos fiéis, acesas no fogo do Círio Pascal. 

Durante a celebração, 3 adultos foram batizados e 17 receberam a Primeira Eucaristia, completando o Rito de Iniciação Cristã de Adultos.

Abaixo, imagens da celebração. (Fotos: PASCOM PSJT)

Paróquia São Luís Gonzaga

A Paróquia São Luís Gonzaga celebrou a Vigília Pascal no ginásio de esportes do Colégio Divino Salvador, que ficou totalmente iluminado pelas velas dos fiéis. A celebração foi presidida pelo pároco, padre João Renan. (Foto: PASCOM PSLG)

 

Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro

Várias comunidades da Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro celebraram a Vigília Pascal no Sábado Santo. Na Igreja Matriz, o pároco, padre Fernando, presidiu a celebração, iniciando em frente à igreja, com a Bênção do Fogo Novo. (Foto: PASCOM PSHSL)