Ituano estreia na Série C em Osasco


Amanhã em Osasco, o Ituano fará sua estreia no Brasileiro Série C 2020. O jogo contra o time mineiro do Tombense será no estádio municipal Prefeito José Liberatti, porque o Governo Estadual ainda não liberou a cidade de Itu, que está numa zona restrita por causa do índice de contágio do Covid 19. O jogo será sem público.
O técnico Vinicius Bergantin conta com um elenco de 13 atletas que participaram do acesso no ano passado na Série D. São eles os goleiros Pegorari e Júnior, o lateral Pacheco, os zagueiros Léo Rigo, Mateus e Fellipe, os meias Correa, Serrato, Paulinho Dias e Marquinho e os atacantes Luizinho, Maycon e Leo Pereira.
Além deles, retornam ao Galo, o zagueiro Léo e o meia Guilherme que já disputaram a Série D em 2016. O zagueiro Leo com 113 jogos no Ituano também jogou a D em 2014 e 2017. Com esta experiência e reforçado de atletas que disputaram o Paulista, o Ituano espera fazer uma boa campanha na 3ª divisão do Brasil. O Ituano foi 5º colocado em 1994 e campeão em 2003.
O Ituano já disputou 17 Campeonatos Brasileiros desde 1993. Mas há aqui uma observação. Em 1993 foi disputado um Torneio Seletivo em São Paulo e o Ituano não se classificou. Em 2000 foi disputada a Copa João Havelange com todos os clubes de todas as divisões. E foram separados em 4 módulos: verde, amarelo, azul e branco. O Ituano disputou no Módulo branco e também não avançou. Somando todas estas competições são 256 jogos no total com 91 vitórias.
O ataque do Galo de Itu marcou 322 gols e sofreu 314 no total. Se somarmos apenas as seis participações na Série C, o Ituano soma 64 jogos com 24 vitórias, 72 gols marcados e 68 sofridos.
Time base
Como em time que está ganhando não se mexe, o técnico Eugênio Souza deve manter a base da equipe finalista do Mineiro. Felipe Garcia; David, Admilton, Matheus Lopes e João Paulo; Rodrigo, Ibson e Marquinhos; Cássio Ortega, Rubens e Gabriel Lima. Além dos titulares conta também com Murilo Lopes, Jonathan, Da Silva, Ramon, Gabriel Carioca, Manoel, Sérgio Costabile, Welberty, Willian Anicete e Jhemerson.
O regulamento
A terceira divisão do Campeonato Brasileiro deste ano vai contar com vinte equipes divididas em dois grupos em que todos se enfrentam em turno e returno, com os quatro primeiros colocados avançando para a segunda fase, em que serão disputados dois quadrangulares envolvendo os classificados.
Depois dessa fase, os “campeões” de cada quadrangular avançam para a final e consequentemente para a Série B do ano seguinte. Os segundos colocados de cada quadrangular também asseguram o acesso.
A última rodada da primeira fase, que deve apontar classificados para o mata-mata e também as equipes que serão rebaixadas para a Série D de 2021, está marcada para o dia 6 de dezembro, um domingo. Na semana seguinte, a CBF já prevê o início da fase eliminatória, com os quatro mais bem classificados de cada grupo se enfrentando em dois quadrangulares.
A decisão do título, que acontece em dois jogos, está programada para os dias 24 e 31 de janeiro do próximo ano, fato bem raro em se tratando de Série C.
A primeira rodada tem os jogos pelo grupo A, envolvendo: Paysandu x Santa Cruz, Treze x Imperatriz, Manaus x Vila Nova, Ferroviário x Botafogo-PB e Jacuipense x Remo. Já pelo grupo B
jogam: São José x São Bento, Brusque x Ypiranga, Ituano x Tombense, Boa Esporte x Volta Redonda e Londrina x Criciúma.
Primeiro Turno
Confira a tabela do Ituano no primeiro turno:
Ituano x Tombense-MG – 08/08 – Sábado – 16h
Volta Redonda-RJ x Ituano – 17/08 – Segunda – 20h
Ituano x Londrina-PR – 23/08 – Domingo – 16h
Brusque-SC x Ituano – 27/08 – Quinta – 20h
Ituano x São José-RS – 05/9 – Sábado – 16h
Ituano x Criciúma-SC – 14/09 – Segunda – 20h
Boa Esporte-MG x Ituano – 20/09 – Domingo – 16h
Ypiranga-RS x Ituano – 27/09 – Domingo – 15h30
Ituano x São Bento-SP – 02/10 – Sexta – 20h
Adversário da estreia pode ser campeão mineiro
Por ter feito a melhor campanha, na primeira fase do Mineiro, o Tombense jogará contra o Atlético, por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gol. Os dois jogos serão em Belo Horizonte, conforme definido no regulamento. As partidas serão disputadas nos dias 26 e 30 de agosto, em locais e horários ainda sem definição.
É a segunda vez que o Tombense leva o título do interior do Campeonato Mineiro. Na estreia na elite do estadual, em 2013, o time de Tombos (Localiza-se na Zona da Mata Mineira, a cinco km da divisa com o estado do Rio de Janeiro), também ficou com o título. Depois de ficar em terceiro na primeira fase, o Tombense pegou o Atlético-MG na semifinal e foi eliminado após perder o primeiro jogo por 2 a 0 e a volta por 5 a 1.
Nesta edição, o adversário de sábado do Galo rubro-negro, tem a melhor defesa com apenas seis gols sofridos na primeira fase. O Tombense passou a semifinal sem ser vazado, com vitórias de 1×0 e 2×0, confirmando a boa fase defensiva do Gavião Carcará. Com a vantagem de dois empates (ou dois resultados iguais), se terminar o Campeonato Mineiro sem levar gols, o time de Eugênio Souza será campeão estadual.
Antes da finalíssima do Mineiro, no entanto, o Tombense vem à Osasco, grande São Paulo para a estreia no Campeonato Brasileiro da Série C. O Gavião Carcará enfrentará o Ituano, no Prefeito José Liberatti, neste sábado, às 16h.


