Um encontro com Leão XIII
Compartilhe

Estando em Roma para o Concílio Plenário da América Latina, dois acontecimentos pessoais marcaram a passagem do padre Taddei. “No ano de 1899, o Papa Leão XIII, concedeu direito litúrgico de Missa Solene em honra ao Sagrado Coração de Jesus, em todas as primeiras sextas feiras do mês. Nesse mesmo ano foram aprovadas a Ladainha do Coração de Jesus e, em 11 de junho do mesmo ano, o Papa Leão XIII consagrava o gênero humano ao Coração de Jesus.” Na capela Paulina do Palácio Vaticano, Taddei assistiu ao primeiro dia do tríduo preparatório à solene consagração. Maravilhado, assim descreve esse importante momento de sua vida: “Que aspecto venerando! Era a primeira vez que me encontrava com o grande e sapientíssimo papa Leão XIII”.

O segundo evento notável foi uma audiência particular com o Santo Padre, um privilégio extraordinário naqueles tempos em que o pontífice vivia recluso e distante. E essa prerrogativa só foi possível dada a visibilidade do Apostolado da Oração na vida da Igreja no Brasil. O encontro aconteceu em julho, logo depois de terminado o concílio. “Leão XIII ouviu com sumo gosto, durante meia hora, a exposição que o missionário e apóstolo do Coração de Jesus lhe fez de seus trabalhos no Brasil. Abençoou-o ao fim, guardando para ler a relação escrita desses trabalhos.”

Ainda em Roma, conseguiu o privilégio de agregar os centros do Apostolado já estabelecidos no Brasil à Arquiconfraria Romana do Coração de Jesus.

Concluindo sua estada em Roma, recebeu um importante documento do próprio papa: “Dileto Filho, saudação e benção apostólica. – Quando na audiência, em que durante a tua permanência em Roma, há pouco te recebemos, tivemos ocasião de saber de ti mesmo, com grande consolação da nossa alma, quão profusamente esteja florescendo em todo o Brasil o amor e a devoção ao Augustíssimo Coração de Jesus. A nossa carta sobre a consagração do gênero humano a este Sacratíssimo Coração, e a carta que poucos dias antes por mandado Nosso, enviou aos bispos a Sagrada Congregação dos Ritos são certamente prova do muito apreço que temos a esta devoção e dos abundantes frutos que dela esperamos para o bem comum. As congratulações, pois, que em presença te fizemos pela dedicação com que fervorosamente trabalhas para que o Coração de Jesus seja conhecido e amado, nos apraz confirmar agora pelo testemunho destas letras. Oxalá, ouçam todos os fiéis as tuas exortações e favoreçam os teus esforços para incremento da Igreja e da Pátria. Para que assim suceda e em ti, dileto filho, aumentemos o ânimo, como testemunho do amor paternal, lançamos a bênção apostólica, penhor dos dons celestes, a ti e a todos os que se alistaram e se alistarão no Apostolado da Oração. Dado em Roma, junto de S. Pedro, no dia 28 de julho do ano de 1899, vigésimo segundo do Nosso Pontificado. Leão XIII Papa.”

Taddei recebeu com humildade a missão confiada pelo papa.