Finados: orações e missas pelos entes queridos
Apesar do dia frio, os fiéis compareceram em grande número para as missas celebradas no Cemitério Municipal pelo dia de Finados, na última quarta-feira (02/11). Missas e celebrações pelos fiéis defuntos também foram realizadas nas comunidades e paróquias.
No Cemitério foram celebradas cinco missas ao longo do dia que, mesmo com o clima frio atípico, contaram com a participação de muitos fiéis. A tenda preparada para as celebrações ficou lotada e as pessoas ocuparam também espaços ao ar livre.
Veja também:
As missas ficaram sob responsabilidade de paróquias da cidade, com seus sacerdotes e equipes de Liturgia e de Canto. Às 7h, padre Ton e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Às 8h30, padre José Paulo e a Paróquia São Camilo de Léllis. Padre Fernando e a Paróquia Senhor do Horto e São Lázaro cuidaram da missa das 10h.
Veja também:
A Paróquia São Judas Tadeu e padre Júlio assumiram a missa das 13h. E, encerrando as celebrações no Cemitério, Padre Eduardo Belão e a Paróquia Sagrada Família, às 16h.
Ao longo do dia, missionários das paróquias ficaram à disposição para rezar e abençoar os túmulos dos entes queridos, a partir da solicitação dos fiéis, que também puderam registrar suas intenções para as missas.
Veja também:
Nas paróquias e comunidades, o dia de Finados também contou com missas e celebrações. Na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, houve bênção das velas na missa das 18h30, celebrada pelo padre João Renan. Na Paróquia Sagrada família foram celebradas várias missas em diversas comunidades. Na igreja do Carmo, nas missas das 9h e das 18h, celebradas pelos freis … e Rothmans, os fiéis puderam escrever suas intenções num painel especialmente montado para a ocasião, além de depositar velas acesas em frente ao altar, lembrando de seus familiares e amigos falecidos.
Veja também:
- Igreja do Carmo: painel com intenções pelos falecidos
- Sagrada Família: missas em várias comunidades
- Paróquia São Luís: velas acesas pelos falecidos