Memórias da Federação 11 de Outubro – Ano de 1919
Um appelo para a reforma da Typographia d’A Federação
É inadiavel a reforma da typographia d’A Federação: os typos estão completamente estragados; as letras sahem mutiladas. Torna-se difficil e fastidiosa a leitura d’um jornal nessas condições. Segundo as informações vindas de São Paulo, essa reforma fica em mais de – 800$000. A Federação não dispõe de recursos para essa despesa extraordinaria. As associações catholicas já despenderam muito durante a epidemia em beneficio dos pobres; de modo que pouco podem ajudar. Em vista disto a Associação da Boa Imprensa faz um urgente appello a todos os catholicos da parochia, assignantes e não assignantes, pedindo-lhes um auxilio para a reforma typographica d’A Federação. Publicaremos o nome de todos que concorrerem para esta obra muito do agrado de Deus. Porquanto a imprensa catholica exerce um verdadeiro apostolado no meio da sociedade em que vivemos; é o mensageiro do bem e da paz ao seio das familias e o maior baluarte contra a invasão do Protestantismo em nossa querida patria.
Como o Thezoureiro da Associação da Boa Imprensa o sr. João Prado mora na chácara, os auxílios podem ser enviados ao Remo. P. Antonio Bueno de Camargo á rua do Carmo nº 13 tanto para os que moram em Ytú, como para os que moram fora de Ytu.
Ytú 11 – 10 – 1919
P. Elisiario de Camargo Barros, Vigário
Dr. Manoel Maria Bueno
Dr. Braz Bicudo de Almeida
P. Antonio Bueno de Camargo
João de Almeida Prado
José Esteves Carramenha
Fallecimento
Do Salto nos noticiam haver alli falecido a exma. Sra. d. Rita Melchior Camargo, viúva do sr. João Melchior, e mãe dos srs. João Melchior e Joaquim Melchior aqui residente e irmã dos srs José Rufino de Camargo, Antonio C. de Paula e Marcolino C. de Camargo, nosso amigo e negociante nesta praça.
A exma. Família sinceros pezames.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.