“Eu sou Igreja”: a Palavra de Deus na vida das pessoas com deficiência
O último vídeo da série #IamChurch (Eu sou Igreja) conta a história de Antonietta e Federico, dois jovens romanos que vivem a sua experiência de fé dentro de uma comunidade de Fé e Luz. Os dois testemunham que “o Evangelho é para todos” e contam, com palavras de grande alegria, quão profundamente o encontro com Jesus mudou a vida deles.
Antonietta não esconde a dificuldade de conviver com a deficiência: “Agora, todos me veem sorrindo o dia inteiro, mas há também momentos em que me pergunto: por quê?”. Apesar disso, a história de Antonietta é a de uma mulher serena, que vive enraizada na escuta da Palavra de Deus e que sente que deve dar o dom que recebeu. Para tanto, decidiu engajar-se no catecismo das crianças.
Já o Federico, que não sabe ler, narra como se aproximou da Palavra através da leitura dentro da sua comunidade. Desta forma, Jesus torna-se “uma presença que me acompanha. Sempre, mesmo neste momento”.
Antonietta explica de onde vem a sua alegria e determinação: “Se não fosse por Ele, sinceramente, não sei de onde eu tiraria esse sorriso que trago todos os dias. O problema da deficiência, é que alguém que não o vive não consegue entender uma pessoa que está aqui [na cadeira de rodas]. Então Deus, para mim, é tudo”.
A campanha #IamChurch é uma iniciativa do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia”. É uma viagem através de cinco vídeos, à descoberta de mulheres e homens, tantas vezes vítimas da cultura do descarte, que, pelo contrário, testemunham uma humanidade sorridente, dinâmica e alegre: o rosto atraente da Igreja. Homens e mulheres, leigos e consagrados, teólogos ou simples fiéis, que mostram a complexidade e a riqueza do mundo com deficiência.
O jornal “A Federação” publicou a cada semana uma das cinco reflexões propostas pela campanha “#IamChurch” e os vídeos produzidos.
Fonte: Vatican News