CF 2022: experiências de Educação Integral
Em edição especial, o jornal “O São Paulo”, da Arquidiocese de São Paulo, apresenta experiências concretas que oportunizam a educação integral às novas gerações, tendo como centro o desenvolvimento das virtudes humanas, que são “atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais da inteligência e da vontade, que regulam os nossos atos, ordenam as nossas paixões e guiam o nosso procedimento segundo a razão e a fé. Conferem facilidade, domínio e alegria para se levar uma vida moralmente boa” (Catecismo da Igreja Católica, CIC, nº 1804).
Proporcionar que a pessoa seja mais consciente a respeito de si mesma e do mundo a sua volta, a fim de que tenha maior controle de seus sentimentos, pensamentos e ações, é uma das metas da Educação, conforme lembrado no texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano (cf. CF 2022, no 22).
Neste caminho de formação integral, a Educação deve levar ao desenvolvimento pessoal, cognitivo, emocional e profissional do ser humano (cf. no 93), e, para tal, como aponta o Papa Francisco no Pacto Educativo Global, deseja-se “que cada instituição educativa empreenda processos de diálogo e aproximação com as famílias, propondo uma aliança em torno de uma Educação para a verdade, a solidariedade, o respeito às diferenças e a paz” (cf. no 121); bem como não se deve esquecer que a família é “lugar privilegiado para crescer em sabedoria, idade e graça. Por isso, se diz que a família é escola de virtudes” (cf. no 179).
A matéria completa está disponível no site do jornal “O São Paulo”.
Fonte: Portal CNBB