Dom Vicente celebra 50 anos de ordenação presbiteral com reencontro
Compartilhe

Dom Vicente Costa, Bispo Diocesano de Jundiaí encontra-se na Ilha de Malta, desde o dia 8 de março. A visita faz parte das comemorações pelos 50 anos de sua Ordenação Presbiteral, a ser celebrada em 17 de dezembro.
Na segunda-feira (14/03), o Bispo iniciou a pregação de retiro, do qual participam os 13 padres que foram ordenados junto com ele, há 50 anos. “São treze padres, 14 comigo, colegas do curso de Filosofia. Nós entramos no Seminário em setembro de 1964”, recorda Dom Vicente.
O tema central do encontro, escolhido pelo próprio Dom Vicente, único Bispo da turma, é: “A Formação dos Discípulos Missionários de Jesus Cristo”, fundamentado no Documento de Aparecida, n. 278, que apresenta os cinco passos do processo de formação de discípulos missionários: o Encontro com Jesus Cristo, a Conversão, o Discipulado, a Comunhão e a Missão.
Celebrações pelos 50 anos de Ordenação Presbiteral
Em Malta, serão duas as celebrações em comemoração pelos 50 anos da Ordenação Presbiteral. A primeira, será neste sábado, dia 19, na cocatedral de São João, localizada na capital do país, Valeta. Todos os que desejarem acompanhar, poderão acessar o link: https://youtu.be/5-Lv0IxM8tc . A transmissão começa às 13h45, hora de Brasília, 17h45, horário de Malta.
Outra celebração está marcada para o domingo, dia 20, em Birkirkara, cidade natal de Dom Vicente, onde participarão familiares e amigos.

Visita ilustre

O Arcebispo de Malta, Dom Charles J. Scicluna, visitou, na noite da terça-feira (15/03), os padres que estão participando de retiro espiritual. Dom Scicluna concelebrou com os presbíteros presentes ao encontro.
De acordo com informações do site da Diocese de Jundiaí, “a presença do Arcebispo em muito alegrou o coração do grupo de padres aniversariantes,” que após a missa se confraternizaram. O retiro que acontece em Valeta, capital da Ilha de Malta.
No ano de 2013, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, realizada no Rio de Janeiro, Dom Scicluna, à época Bispo Auxiliar de Malta, esteve em nossa Diocese acompanhando jovens malteses que vieram para o encontro. O grupo esteve entre os mais de três mil peregrinos acolhidos pelas paróquias e famílias diocesanas. Dom Scicluna e os jovens ficaram hospedados na Casa de Oração e Convivências Servo de Javé.
A viagem a Malta prossegue com visita aos familiares de Dom Vicente, seguida da visita do Papa Francisco, que o Bispo irá acompanhar junto do clero maltês, nos dias 2 e 3 de abril.