Natal de São Francisco em 1223

O Presépio instalado este ano na Praça São Pedro busca reviver a atmosfera do Natal de 1223, quando São Francisco, retornando de uma viagem à Terra Santa, pediu para reencenar o nascimento de Jesus em uma cidade que o fizesse lembrar de Belém: Greccio, um vilarejo na região de Rieti, aninhado entre as rochas a uma altitude de 700 metros.
(Foto em destaque: O presépio montado na Praça São Pedro, no Vaticano. / Vatican News)
Poucos personagens estão colocados ao redor do presépio, do boi e do burro: aqueles que realizaram o desejo do pobre Francisco de Assis, como o nobre Giovanni Velita e sua esposa Alticama, três companheiros frades do santo e alguns pastores. A memória remete ao que foi narrado por Tommaso da Celano, que descreveu o primeiro presépio vivo da história. A cena tem em seu centro o afresco da gruta de Greccio, diante da qual um frade menor celebra a missa na presença de São Francisco, segurando o Menino, e Nossa Senhora. Ao lado, São José em adoração, o boi e o burro.
A estrutura remete à rocha do Santuário de Greccio e é colocada em uma base octogonal em memória dos oitocentos anos do evento. Ao seu redor, há uma lagoa onde o rio Velino flui com suas águas do Vale Sagrado para Roma.
A obra foi realizada por artesãos especializados que interpretaram o projeto do artista de presépios Francesco Artese.
Os personagens em tamanho natural são de terracota pintada, montados em uma estrutura de ferro revestida com roupas da época.
Veja também:
- Presépios do Vaticano homenageiam o primeiro presépio de São Francisco
- Natal de São Francisco em 1223
- Azulejos de vidro veneziano na Sala Paulo VI
- A árvore no espírito da Laudato Si’