Azulejos de vidro veneziano na Sala Paulo VI
Compartilhe

Na Sala Paulo VI, milhares de peças de vidro veneziano narram a representação do nascimento de Jesus. Para recebê-lo, como há oitocentos anos, São Francisco e Santa Clara que, embora não estivesse presente na noite de Greccio, simboliza a presença do universo feminino do franciscanismo.

(Foto em destaque: Papa Francisco diante do presépio de vidro veneziano, na Sala Paulo VI, no Vaticano. / Vatican News)

O Menino Jesus é envolto em um tecido branco, enquanto um rastro azul se estende para envolver São Francisco ajoelhado com as mãos abertas. Na intenção dos artistas, ele representa a fonte de água da vida. Logo atrás do santo, está Santa Clara, vestida no estilo sóbrio das Clarissas, com o rosto parcialmente coberto por um véu de coloração preta e as vestes de cor púrpura escura.

As mãos de Clara parecem estar apoiadas em São Francisco. Diferentes auréolas são usadas para destacar os diferentes papéis dos personagens. Os azulejos transparentes e opacos de esmalte de vidro veneziano têm borda de ouro amarelo liso para o Menino Jesus, Nossa Senhora e São José. Para São Francisco e Santa Clara, os azulejos têm borda de ouro branco para. O rosto de Jesus é pequeno e luminoso, Maria usa um manto azul com estrelas em seu interior para representar o infinito, e a sua túnica é vermelha. As mãos de Nossa Senhora seguram o Menino para apresentá-lo ao mundo. São José está vestido com roupas de cor terra.

A obra é do artista de mosaico Alessandro Serena, de Spilimbergo (Pordenone). Após a exposição no Vaticano, as obras monumentais serão exibidas permanentemente na cidade de Rieti.