Academia Ituana de Letras lança livro em celebração da Revolução Constitucionalista
Compartilhe

No último sábado, 09 de julho, data que marca o início da Revolução Constitucionalista de 1923, a Academia Ituana de Letras, em parceria com o Museu Republicano Convenção de Itu, Museu Paulista e Instituto Cultural de Itu, promoveu reunião para lançar o quinto volume da série “Patronos”, abordando a vida e obra de Guilherme de Almeida, patrono da cadeira 14, ocupada pela professora Durce Gonçalves Sanches.

Guilherme de Almeida foi combatente voluntário na revolução e é seu principal escritor. A acadêmica Maria Lúcia Caselli lembrou seus encontros com o poeta, ambos formados pela Faculdade de Direito da USP e sobre a participação de Euclydes de Marins e Dias, seu pai, no conflito.

A acadêmica Durce Gonçalves Sanches falou sobre o impacto de Guilherme em sua formação literária e entregou aos presentes uma poesia feita especialmente para o evento.

O professor mestre Guilherme Lopes Vieira apresentou palestra sobre a transformação da casa de Guilherme em museu e sobre sua vivência na revolução, com especial destaque para as cartas trocadas com sua esposa nesse período.

A Acadil, marcando as celebrações de seus 30 anos de criação entregou caixas comemorativas com suas publicações à Professora Rosário Ono, diretora do Museu e à Professora Maria Aparecida Borrego, supervisora do Museu Republicano.

Ao final os presentes apreciaram a exposição “Itu e a Revolução de 1932”, com objetos e documentos do Museu Republicano e do Museu da Música-Itu. A exposição pode ser visitada diariamente, das 10h às 17h, gratuitamente, sendo obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19 e máscara de proteção facial.