Grupo de Assessores reflete sobre a atualização do Estatuto da CNBB e a proposta da CF 2023
Compartilhe

O Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se na manhã desta terça-feira, (24/05), para aprofundar e aprimorar pautas que serão apresentadas na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep). Entre elas, o processo de revisão e atualização do Estatuto e do regimento interno da CNBB, em curso, e a organização da Campanha da Fraternidade 2023. O arcebispo de Ribeirão Preto (SP) e presidente da Comissão de Redação do Estatuto, dom Moacir Silva, apresentou ao GA as etapas do processo de revisão do texto do estatuto e do regimento interno da CNBB, com foco nos resultados da última reunião da Comissão de Redação realizada, dias 12 e 13 de maio, que buscou incorporar as sugestões do episcopado brasileiro apresentadas durante a primeira etapa on-line da 59ª Assembleia Geral, realizada de 25 a 29 de abril.

Dom Moacir destacou que a Comissão tem clareza de que o foco de seu trabalho é revisar e atualizar o estatuto da CNBB e não da Igreja no Brasil. O bispo também informou que a Comissão elaborou um preâmbulo, uma parte nova do Estatuto, onde foram incorporados elementos que apontam para a revisão da missão da CNBB à luz de reflexões recentes sobre as dimensões missionária, evangelizadora e o processo sinodal.

O prelado também fez uma reflexão sobre as conexões entre Estatuto da CNBB e a nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana e seu serviço à Igreja e ao mundo Praedicate evangelium. “Estou vendo com bons olhos e bom gosto a Praedicate Evangelium. Ela coloca a Cúria Romana a serviço da evangelização, dos bispos em suas dioceses, das conferências episcopais e do ministério do Papa. Abre-se um grande caminho para a missão das conferências episcopais”, reforçou.

De acordo com o arcebispo de Ribeirão Preto, os dois dias de reunião foram insuficientes para concluir o texto que será enviado aos bispos. De acordo com ele, a Comissão só conseguiu concluir metade do trabalho, razão pela qual a equipe se encontrará novamente 2 e 3 de junho próximos.

A redação final, de acordo com o presidente da Comissão, deve ser enviada aos bispos para apreciação ainda antes da segunda etapa da 59ª Assembleia Geral, que será realizada em Aparecida (SP), nos dias 29 de agosto a 2 de setembro. Durante a etapa presencial, o documento será votado. Após aprovação do episcopado, a revisão do Estatuto da CNBB será submetida à Santa Sé para a aprovação definitiva.

O assessor do Setor Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, apresentou ao GA o processo de organização da Campanha da Fraternidade 2023 cuja temática é “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Padre Jean apresentou o processo de elaboração do Texto-Base, estruturado com capítulos dos três momentos do método adotado pela Igreja: “ver, julgar e agir”. Ele também deu ênfase à apresentação dos objetivos geral e específicos da campanha afim de recolher contribuições dos assessores que serão incorporadas antes de serem apresentadas ao Consep, nesta quarta-feira, 25 de maio.

Padre Jean Poul também disse que estão sendo elaboradas, além do Texto-Base, outras 13 peças para integrar o manual da CF 2023:  Encontros catequéticos para crianças e adolescentes, Ensino fundamental 1 e 2, Ensino Superior, Jovens na CF, Famílias na CF, Via Sacra, Celebrações Ecumênicas, Vigília Eucarística e Celebração da Misericórdia, Fraternidade Viva, Retiro Popular Quaresmal, Estudos Bíblicos, Fraternidade e Fome e Economia de Francisco e Clara e a Fome na Amazônia.

Ele informou que a previsão de data para o Seminário Nacional da CF 2023 é de 26 a 30 de setembro, das 20h às 21h, em formato virtual, com transmissão pelo canal da CNBB no Youtube. O padre também deu informe sobre o lançamento dos editais: dia 17 de maio, para a letra do Hino, com prazo final até 20 de junho;  E o edital, lançado dia 6 de maio, para a identidade visual, com prazo até 6 de junho.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, reforçou que na etapa on-line da 59ª da Assembleia Geral da CNBB será dada atenção total para os temas que vão exigir votação (Missal, Estatuto, Documento nº 114 e reservadas).

Ele informou que comunicados das Comissões deverão ser enviados por escrito ou encontrar outra forma de expressão na etapa presencial, uma vez que o espaço destinado aos informes foi  na etapa on-line. O secretário-geral reforçou que a etapa presencial deve ser tratada como mais uma etapa de uma mesma assembleia.

O subsecretário  adjunto geral da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, informou que está encaminhando as questões mais práticas, como a questão das compra de passagens e hospedagens, junto às Comissões Episcopais. Também informou sobre a mudança do horário da missa da manhã para o final da tarde. O local de hospedagem dos assessores, em Aparecida, será no agora hotel Rainha dos Apóstolos. Padre Patriky também deu o quadro de novos colaboradores na sede da entidade e sobre a construção do auditório da casa dom Luciano Mendes.

Também foram apresentados os seguintes temas aos assessores: Jornada Mundial dos Idosos, 12º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorrerá durante todo o dia 28 de maio, de forma on-line e informações sobre  Seminário “CNBB: 70 anos”