Direto do Vaticano – 17/12/2021
Compartilhe

“Aprender com São José a cultivar espaços de silêncio” – O Papa Francisco deu continuidade ao ciclo de catequeses sobre São José na Audiência Geral da última quarta-feira, dia 15. Depois de ilustrar o ambiente em que ele viveu, seu papel na história da salvação e o seu ser justo e esposo de Maria, o Papa examinou outro aspecto importante da pessoa de José: o silêncio. “Deus se manifestou no momento de maior silêncio. É importante pensar no silêncio nesta época em que parece não ter muito valor”, sublinhou Francisco.

Aos artistas: “sejam mensageiros de ternura, alegria e esperança” – Na última quarta-feira, dia 15, antes da Audiência Geral, o Papa Francisco encontrou os artistas e organizadores do Concerto de Natal no Vaticano 2021. O Papa iniciou recordando aos artistas que “o Natal nos convida a fixar nosso olhar no evento que trouxe a ternura de Deus ao mundo, e assim despertou e continua a despertar alegria e esperança”. Sublinhando estas três palavras: ternura, alegria e esperança o Papa disse “sentimentos e atitudes que vocês artistas também sabem como reviver e difundir com seus talentos”.

Francisco, sacerdote há 52 anos – Em 13 de dezembro de 1969, Jorge Mario Bergoglio foi ordenado sacerdote: 52 anos de ministério presbiteral vividos sob o sinal da misericórdia, da alegria do Evangelho e de uma visão profética do desígnio de Deus. A sua vocação nasceu muito jovem, aos 17 anos, durante uma confissão com um sacerdote que o futuro Pontífice nem conhecia. “Depois da confissão – contou Francisco – senti que algo mudou. Eu não era o mesmo. Tinha ouvido como uma voz, um chamado: estava convencido de que devia ser sacerdote”.

O convite do Papa para preparar o Jubileu Guadalupano – No último domingo, 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, foi rezado o Rosário antes do Angelus, na Praça São Pedro, numa iniciativa da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL). O Papa Francisco, depois de fazer seus apelos com o olhar voltado a diversas partes do mundo, saudou em espanhol as comunidades de todo o continente americano e das Filipinas presentes, destacando a importância deste testemunho público de fé e convidando a preparar o Jubileu Guadalupano de 2031: “A Virgem de Guadalupe e São Juan Diego nos ensinam sempre a caminhar juntos, das periferias ao centro, em comunhão com os sucessores dos Apóstolos, que são os bispos, para ser Boa Nova para todos.”

“Não deixemos que o Natal seja poluído pelo consumismo e pela indiferença” – O Papa Francisco recebeu na última sexta-feira, dia 10, no Vaticano, as delegações que doaram neste ano a Árvore de Natal e o Presépio montados na Praça São Pedro e o Presépio montado no interior da Sala Paulo VI. Francisco agradeceu pelos presentes e lembrou: “Para que celebremos verdadeiramente o Natal, não esqueçamos isto: Deus vem para estar conosco e nos pede para cuidarmos dos nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres, mais fracos e mais frágeis, a quem a pandemia ameaça marginalizar ainda mais. Pois foi assim que Jesus veio ao mundo, e o presépio nos lembra disso. Que Nossa Senhora e São José nos ajudem a viver o Natal desta forma.”