Festa da Exaltação da Santa Cruz

Diác. Bartolomeu de Almeida Lopes
Paróquia São Judas Tadeu
“Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.”
Evangelho ( Jo 3,13-17 )
O Santo Evangelho nos apresenta um homem chamado Nicodemos, que era príncipe dos judeus. Ele foi ao encontro de Jesus à noite, pois não podia ser visto com Ele durante o dia, já que ocupava um cargo elevado no judaísmo.
Esse príncipe dos judeus já demonstrava em seu interior o desejo de estar com Jesus, pois vivia inquieto. Queria falar sobre Ele e resolveu procurá-Lo. Nesse encontro, desejava ouvir e experimentar a alegria de estar ao lado do Mestre, além de dialogar com Ele, diálogo este que foi profundo e fecundo.
Jesus mostrou a Nicodemos o que era necessário para participar da vida eterna: o renascimento no Espírito. No entanto, esse doutor de Israel não conseguia compreender plenamente o que Jesus transmitia. Aos poucos, porém, ao perceber que Jesus tinha vindo do Pai e que ninguém subiu ao Céu senão Aquele que desceu do Céu, sua mentalidade foi se transformando.
Também nós podemos nos perguntar: temos procurado ouvir o que Jesus quer de nós? Tudo o que o Senhor deseja é o nosso bem e o nosso crescimento espiritual. Estar atentos e buscar com abundância a compreensão de seus ensinamentos faz uma grande diferença na vida do cristão.
Somos convidados a fazer, todos os dias, a experiência de nos aproximarmos de Jesus, assim como fez Nicodemos. Ele decidiu encontrar-se com o Mestre, e, mesmo sendo príncipe no judaísmo, deixou-se tocar por um ensinamento que ouvira e que, em seu interior, ressoou com intensidade e profundidade. Olhou para a cruz e descobriu o seu caminho com Jesus e para Jesus. Essa deve ser a atitude de todos nós: viver nossas ações sempre à luz da Palavra do Senhor.
Neste Ano Santo, somos convidados a olhar mais para nós mesmos, como nos pede Jesus. Liturgicamente, temos sido acolhedores como Ele nos pede? Temos nos desapegado dos excessos e dos supérfluos da vida? Estamos em busca dos verdadeiros valores e descobertas que também transformaram a vida do príncipe dos fariseus?
Nicodemos, afinal, aparece novamente ao lado de José de Arimateia, carregando o corpo de Jesus descido da cruz para o sepultamento. Ele dá testemunho de sua fé e, ao tomar essa decisão, sua vida assume um novo rumo. Em busca de uma vida renovada, abriu o coração à graça de Deus.
“Nascer de novo” é, de fato, um novo nascimento, que se realiza por meio do Batismo e dos demais Sacramentos.