Paróquias celebram Jubileu dos Enfermos e dia de Nossa Senhora de Lourdes

Várias paróquias de Itu celebraram, na última semana, o Jubileu dos Enfermos, como parte da programação do Ano Santo proclamado pelo Papa Francisco. A comemoração coincide com o dia de Nossa Senhora de Lourdes, “intercessora dos enfermos”.
(Foto em destaque: Padre Juverci ministra a Unção dos Enfermos na missa realizada na Igreja Matriz São José. / PASCOM PSJ)
O Jubileu Ordinário 2025 tem como tema principal “Peregrinos de Esperança”, escolhido pelo Papa Francisco. Esse Ano Santo acontece a cada 25 anos, como um momento de celebração e renovação da fé. Na Diocese de Jundiaí, a programação conta com jubileus para diversos grupos e segmentos da sociedade, entre eles o Jubileu dos Enfermos, que foi realizado por diversas paróquias de Itu na última semana, por ocasião da celebração do dia de Nossa Senhora de Lourdes, em 11 de fevereiro.
Nossa Senhora de Lourdes
Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu 18 vezes nas cercanias de Lourdes, França, a uma jovem chamada Bernadete. Hoje considerada santa, Bernadete deixou por escrito seu testemunho: Nossa Senhora pediu “que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que eu fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores”. (com informações do Portal Canção Nova)
A fama de Lourdes deve-se, principalmente, à mensagem de esperança para a humanidade, que sofre física e espiritualmente. Por isso, Lourdes é conhecida como o lugar que acolhe os enfermos no corpo e no espírito. Por intercessão da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, encontram paz, saúde e serenidade: uma equipe médica autônoma reconheceu 70 curas físicas e muitas conversões. Por isso, Nossa Senhora de Lourdes é considerada “intercessora dos enfermos”. (com informações de Vatican News)
Veja como foi a comemoração do Jubileu dos Enfermos nas paróquias de Itu.





