Igreja no BRAsil 24/01/2025
Brasileiros contam suas expectativas para receber do Papa o ministério do Leitorado no Domingo da Palavra – O próximo domingo, 26 de janeiro, marca a celebração do VI Domingo da Palavra de Deus, dia instituído pelo Santo Padre para recordar a importância das Sagradas Escrituras. O lema desta edição é um versículo do Salmo 119: “Espero na tua Palavra”. O Papa irá presidir a celebração da missa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 do horário italiano, 5h30 do horário de Brasília. Ao final da liturgia, será entregue o Evangelho de Lucas aos presentes com a intenção, que já se tornou uma tradição, de divulgar a Palavra de Deus de forma tangível. Cada um deles, de acordo com o rito, receberá também um exemplar da Bíblia Nova Vulgata. Durante a celebração, o Papa irá conferir o ministério do Leitorado a 40 fiéis leigos, homens e mulheres, de diferentes nações. 4 deles são brasileiros escolhidos pela CNBB. O portal da CNBB conversou com eles para saber como estão se preparando para este momento e quais as suas expectativas para o encontro com o Santo Padre.
Prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, fala sobre a programação do Jubileu do Mundo das Comunicações – “Não queremos fazer nada mais do que partilhar uma interpretação do mundo. É uma verdade que nos foi revelada e queremos buscá-la em nossa história com todas as nossas forças.” Foi o que afirmou o prefeito do Dicastério para a Comunicação, Paolo Ruffini, na terça-feira, 21 de janeiro, na apresentação do Jubileu do Mundo da Comunicação, previsto de 24 a 26 de janeiro, durante a transmissão italiana do Programa Radio Vaticana con Voi. Um evento, que se realiza no próximo fim de semana, que será o primeiro dos muitos que estão previstos durante o Ano Santo. O Jubileu do Mundo das Comunicações coincide com o aniversário do santo padroeiro dos jornalistas, São Francisco de Sales, celebrado em 24 de janeiro.
Formação do projeto Cuidar da Vida leva atenção à saúde mental a jovens do Rio Grande do Sul – A Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou, de 17 a 19 de janeiro, a sétima formação do Projeto Cuidar da Vida, voltado para a prevenção ao suicídio, dessa vez voltada para o Rio Grande do Sul. Em 2024, foram seis formações realizadas em todas as regiões do Brasil. Afetado pelas fortes chuvas e enchentes entre abril e maio do ano passado, o estado enfrenta as consequências da tragédia climática e reúne esforços na reconstrução. O minicurso Cuidar da Vida foi realizado em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, com a participação de 34 jovens de 11 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. A iniciativa responde ao pedido feito pelo Regional para levar a formação específica para o estado que enfrenta as consequências da tragédia socioambiental.