Dom Arnaldo se reúne com prefeitos e vereadores eleitos
Somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal, que favoreça nossa vida em sociedade.” (Papa Francisco, Mensagem para Campanha da Fraternidade 2024).
O bispo diocesano, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto, reuniu-se com os prefeitos e vereadores eleitos, representantes das 11 cidades que compõem o território diocesano. O encontro aconteceu na última quinta-feira (28/11), na Cúria Diocesana, em Jundiaí.
(Foto em destaque: Dom Arnaldo junto aos prefeitos eleitos e representantes que estiveram presentes na reunião. / Setor de Comunicação – Diocese de Jundiaí)
Pela manhã, Dom Arnaldo acolheu os prefeitos de Campo Limpo Paulista, Adeildo Nogueira; de Itupeva, Rogério Cavalin; de Louveira, Paulo Finamore; de Salto, Geraldo Garcia; de Várzea Paulista, Professor Rodolfo; com o vice-prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Luciano Viana.
Os prefeitos eleitos de Cabreúva e de Itu foram representados por seus chefes de gabinete Walley Amorim e Rosimari Aparecida Veronezze, respectivamente. Os prefeitos eleitos de Cajamar, Kauan Berto Sousa Santos, e de Jundiaí, Gustavo Martinelli, justificaram suas ausências.
Foi uma manhã de apresentações, de partilha e fraternidade. Dom Arnaldo disse que cada um deve buscar pautar sua atuação na promoção, defesa e cuidado com a pessoa humana, especialmente com os pobres. Deve ainda, pautar sua atuação na defesa da democracia, no diálogo, na defesa dos ecossistemas e biomas, com a proposição de políticas públicas que vão neste sentido.
O bispo lembrou que o tema de reflexão da Igreja do Brasil em 2025, durante a Campanha da Fraternidade, será “Fraternidade e Ecologia Integral.” Na sequência, cada um dos presentes falou sobre suas expectativas e o que espera da Igreja no exercício de sua missão.
Reunião com vereadores
Na tarde do mesmo dia, Dom Arnaldo reuniu-se com 23 vereadores eleitos, representantes das cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itu, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Salto, Santana de Parnaíba. Não marcaram presenças vereadores eleitos das cidades de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Várzea Paulista.
De Itu, estiveram presentes os vereadores eleitos Hebert do Gás, Neto Beluci e Paulo Eduardo Andrade Ortiz.
Aos eleitos, Dom Arnaldo recordou a existência de muitos pontos convergentes a partir dos quais a Igreja pode trabalhar para iluminar o caminho e a atuação dos prefeitos e vereadores no exercício de seus mandatos. E recordou o Papa Pio XI (1857-1939) ao afirmar que: “a política é a forma mais perfeita de exercício da caridade”.
Nos dois encontros, Dom Arnaldo esteve acompanhado do Vigário Geral da Diocese, padre Carlos José Virillo; do Assessor Diocesano para Assuntos Políticos, padre Silvio Andrei Rodrigues; do Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação (PASCOM), pe. Bruno Bussolini, e do professor Samuel Vidilli, membro da Comissão Diocesana do Eixo da Comunicação.
(Fonte: Site Diocese de Jundiaí)