23 de Julho – Ano de 1921
Enthronização
Domingo ultimo, pelas 4 da tarde, foi solemnemente enthronizada a imagem do S. Coração de Jesus na “Villa Virginia”, de propriedade do sr. Luiz Gazolla.
É a Villa Virginia uma das mais bellas chácaras dos subúrbios desta cidade. No centro levanta-se uma bella e confortável casa, toda construída de tijolos, e rodeada de muros e grades pintadas de azul, e que mais tarde serão cobertas de lindas trepadeiras em flor. Na frente, sobre um pedestal, está collocada uma bella estátua representando um anjo, a cuja guarda está confiada aquella aprazível vivenda. Um pouco além, aos lados da entrada da chácara, vê-se um bem traçado jardim, que dará grande realce á mesma chácara quando se desabrocharem em rosas, lírios, açucenas etc as mudas e sementes de flores ali plantadas. (…)
Conduzidas em automóveis, para ali foram diversas famílias e cavalheiros e as sras. cantoras da igreja do Bom Jesus.
Foi celebrante o revmo. sr. P. Manoel Gabinio de Carvalho, que procedeu ao acto com todas as ceremonias do respectivo ritual. Assim fez-se a bençam da imagem fora da residência e em seguida formou-se uma bem ordenada procissão, que rodeou a residência, indo adeante as meninas, senhoritas, as senhoras e depois os homens e, finalmente o revmo sr. P. Gabinio e o sr. Luiz Gazolla que conduzia o quadro representando uma bella imagem do S. Coração, cantando-se durante esse percurso o bello e devoto hymno Queremos Deus.
Em seguida foi a imagem enthronizada na sala principal do edifício, na qual se achava armado um lindo altar, todo adornado de flores e festões, sendo observadas as cerimônias rituaes, e entoando as sras cantoras diversos hymnos religiosos, que os assistentes respondiam em bem afinadas vozes, o que não deixou de dar grande realce ao acto.
Terminadas as ceremonias da enthronização, foi servido aos presentes uma rica mesa de doces, e mais tarde um lauto jantar, durante o qual usaram da palavra o Dr. Manoel Maria Bueno e o sr. Jacob Raggi, saudando ao sr. Luiz Gazzolla e sua exma. família foram incansáveis em obsequiar os convidados, que d’ali se retiraram captivos de tantas gentilezas.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.