Comunidade Terapêutica Santo Agostinho celebrou o dia de seu padroeiro
Na última quarta-feira (28/08), o dia dedicado a Santo Agostinho foi festejado pela Comunidade Terapêutica que tem o santo como padroeiro. As comemorações contaram com missa e confraternização na Igreja Matriz São Cristóvão.
Santo Agostinho viveu entre o século IV e início do século V, numa região do norte da África que hoje pertence à Argélia. Filho de Santa Mônica, cristã fervorosa, teve uma vida desregrada até perto de seus 30 anos, quando se converteu e abraçou o cristianismo. Foi ordenado sacerdote e nomeado bispo de Hipona, no norte da África. Morreu em 420 e é considerado um dos responsáveis por criar o embasamento institucional da Igreja, com sua filosofia cristã.
A Comunidade Terapêutica Santo Agostinho, localizada na Estrada do Jacuhu, em Itu, acolhe pessoas com problemas com álcool e drogas, promovendo ações para sua recuperação e reinserção na sociedade. Conta atualmente com 19 acolhidos, que têm o apoio de uma psicóloga e duas terapeutas, além dos dirigentes. A direção espiritual é realizada pela Paróquia São Cristóvão, contando com o atendimento do pároco, padre Robinson, e do diácono Francisco Martins e sua esposa Márcia.
No último dia 28, dirigentes e acolhidos da comunidade participaram de uma missa em honra a Santo Agostinho na Igreja Matriz São Cristóvão. A missa foi presidida pelo padre Robinson e contou com a presença de familiares dos acolhidos e muitos fiéis paroquianos.
Durante a celebração, dois ex-internos da Comunidade Terapêutica que concluíram seu tratamento recentemente falaram sobre sua experiência de convivência e recuperação na comunidade. Um grande incentivo para os demais internos! Após a missa, uma confraternização no Salão Paroquial, com direito a bolo, encerrou as comemorações.
A Comunidade Terapêutica Santo Agostinho é uma entidade sem fins lucrativos e necessita de doações para realizar seu trabalho. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o diretor Fernando: (11) 97223-5344. Para conhecer mais sobre o trabalho realizado, acesse a página da entidade no Facebook . A comunidade fica na Estrada do Jacuhu, nº 11.000.
Abaixo, imagens das festividades. (Fotos: PASCOM PSC)