A família à luz da Palavra de Deus
Compartilhe

A família reflete o mistério de Deus

Subsídio 02 – Tema 04

Na família, portanto, se reflete o mistério de Deus, que é o amor familiar, a comunhão de amor entre um Pai e um Filho. Vivam com coragem e serenidade cada desafio familiar, seja ele triste ou emocionante, e guardem e meditem em seus corações sobre as maravilhas de Deus escondidas em cada momento de sua vida diária! Deus nos ama e tudo contribui para o nosso bem se buscamos a Deus.
“A Palavra de Deus não se apresenta como uma sequência de teses abstratas, mas como uma companheira de viagem, mesmo para as famílias que estão em crise ou imersas nalguma atribulação, mostrando-lhes a meta do caminho, quando Deus ‘enxugar todas as lágrimas dos seus olhos, e não haverá mais morte, nem luto, nem pranto, nem dor’ (Ap 21, 4).” (AL 22)
“Com este olhar feito de fé e amor, de graça e compromisso, de família humana e Trindade divina, contemplamos a família.” (AL 29)
“Como Maria, [as famílias] são exortadas a viver, com coragem e serenidade, os desafios familiares tristes e entusiasmantes, e a guardar e meditar no coração as maravilhas de Deus (cf. Lc 2, 19.51). No tesouro do coração de Maria, estão também todos os acontecimentos de cada uma das nossas famílias, que Ela guarda solicitamente. Por isso pode ajudar-nos a interpretá-los de modo a reconhecera mensagem de Deus na história familiar.” (AL 30)

Convite à reflexão

Reflitamos sobre quantas dificuldades enfrentamos como casal e como família e como Deus tem estado presente dentro dessas dificuldades.

Dinâmica em família

Como casal e como família, somos capazes de ver os sinais da presença de Deus, não apenas nos grandes desafios enfrentados, mas também em nossa vida diária? Como e onde temos experimentado a presença de Deus hoje?

Dinâmica em comunidade ou em grupo

Cada casal/família é convidado a compartilhar como, apesar das dificuldades, falta de tempo, compromissos, consigam cultivar um relacionamento com Deus em sua vida diária. Cada casal/família deve fazer um pequeno compromisso diário para lembrar a presença de Jesus na própria Igreja doméstica.

Oração
Maria sempre Virgem,
doce Esposa e Mãe terna,
consagramos e confiamos ao teu Imaculado Coração todas as nossas famílias.
Traz-lhes paz, unidade, amor e perdão.
Apoia com a tua solicitude as famílias em dificuldade
e reúne as famílias divididas com a força do teu Coração.
Protege a vida nascente e concede a alegria
da maternidade aos que anseiam por isso.
Orienta nossos filhos para que possam manter
a fé no Senhor e o afeto à própria casa.
Ajuda os que são provados por doenças, por sofrimentos,
por decepções, pela solidão.
Fornece trabalho e pão de cada dia para todos.
Sê nossa força Nas fadigas de cada dia
e obtém para nós de Deus a graça da Sua Bênção
e o aumento da nossa fé.
Amém.

Convite à leitura
Neste mês, somos convidados a ler os seguintes trechos da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”:
• À luz da Palavra: nº 8-30

Deixe comentário