Edição 21 de Maio
Vida Consagrada: “manter diálogo com a realidade para não se tornar estéril” – Numa mensagem em vídeo divulgada na última segunda-feira, dia 17, Papa Francisco destacou que a Vida Consagrada se compreende “no diálogo com a realidade” e “se consagrando todos os dias” para não “se tornar estéril”, como já acontece com alguns institutos. Ao se dirigir aos participantes da 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada da Espanha, com conferencistas internacionais, o Pontífice alerta para se ter “coragem apostólica” ao manter o carisma fundacional, sem se perder “em formalismos, ideologias, medos e diálogos” que não sejam com o Espírito Santo.
Semana Laudato si’: Papa reforça convite para agir e gerar mudança – Francisco lembrou da importância do evento ao final da oração do “Regina Coeli” do último domingo, dia 16, quando teve início a “Semana Laudato si’ 2021”: “é uma oportunidade para aprender a escutar o grito da Terra e dos pobres”, disse o Pontífice. Muitas iniciativas em modalidade on-line estão sendo oferecidas até a próxima terça-feira, dia 25, quando acontece o lançamento oficial da “Plataforma de Ação Laudato Si”. Os eventos globais podem ser acompanhados pelo site: https://catholicclimatemovement.global/pt
Papa Francisco faz apelo pela paz entre israelenses e palestinos – Após a oração do “Regina Coeli” do último domingo, dia 16, o Papa se deteve longamente sobre a dramática escalada da violência no Oriente Médio. Ele acompanha com “grande preocupação” as ações violentas na Terra Santa e apela para aqueles que têm papéis de “responsabilidade” que façam cessar o ribombar das armas. O Santo Padre também expressa seu pesar pelos confrontos entre árabes e judeus nas cidades israelenses e define “inaceitável” o assassinato de crianças.
Papa aos escoteiros: sejam semeadores de esperança e da vida comunitária – “Façam um grande esforço para fazer do Escotismo Católico um movimento de semeadores de esperança e uma redescoberta da vida comunitária”. É o pedido do Papa aos escoteiros franceses recebidos na última sexta-feira, dia 14, no Vaticano, por ocasião do 50º aniversário de fundação de seu grupo.
“Sem natalidade não há futuro. Uma sociedade que não acolhe a vida deixa de viver!” – Na última sexta-feira, dia 14, o Papa Francisco abriu os trabalhos dos Estados Gerais da Natalidade, promovido pelo Fórum das Associações Familiares, junto com o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi. Em sua fala, Francisco disse como é triste ver mulheres no trabalho que escondem a barriga para não serem demitidas. “Como é possível que uma mulher se sinta envergonhada pelo presente mais bonito que a vida pode oferecer? Não a mulher, mas a sociedade deveria se envergonhar, porque uma sociedade que não acolhe a vida deixa de viver. Os filhos são a esperança que faz um povo renascer!” – disse o Papa.