09 de Fevereiro de 1924
Compartilhe

Festa da Padroeira
Com grande concurrencia e muito brilhantismo celebrou-se a festa de Nossa Senhora da Candelaria, excelsa Padroeira desta parochia, havendo na quinta-feira, sexta e sabbado, tríduo solemne, e no domingo, pelas 7 horas da manhã missa rezada, com canticos e communhão geral dos irmãos do Circulo Catholico e demais fieis.
Nessa mesma missa fizeram a sua primeira communhão um grande numero de meninos e meninas do catecismo da igreja Matriz. Pelas 10 horas houve solemne missa cantada com sermão ao Evangelho pelo Revmo. sr. Frei Liberato Bernad; e pelas 5 ½ horas da tarde, imponente procissão, que percorreu as ruas Barão de Itahym, Commercio e Paula Souza. Á entrada pregou o mesmo orador, que foi muito apreciado em ambos os sermões.
A orchestra sob a regencia do sr. Maestro Tristão Junior, esteve magnifica, achando-se reforçada pelas belas vozes dos srs. Luciano Vettorazzo e Jose Chiaron, que deram grande realce ás musicas coraes dessas solemnidades.
As solemnidades externas foram abrilhantadas pelas excellentes corporações musicaes José Victorio e União dos Artistas.

A festa das operarias
No dia 3 do corrente as operarias pretencentes á Associação Operaria Bom Conselho realizaram um bello festival no Salão Padre Bartholomeu Tadei.
Pelas 8 horas da noite, estando aquelle vasto salão repleto de grande numero de familias e cavalheiros, deu-se começo ao festival, executando-se o programma seguinte:
1 – Overture, pela banda musical “José Victorio”.
2 – Hynno Operario, recitado e cantado por 10 senhoritas.
3 – Brasileiros, poesia, marcha pela banda. Todos cantam sua terra.
4 – Vou tirar o meu retrato, comedia, em 3 actos.
5 – Uma flor para Nossa Senhora, dialogo, entre 7 senhoritas.
Mater Boni Consilli, apoteose.
A parte mais apreciada foi a representação do bello e commovente drama religioso: “Martyrio de Santa Dorothéa”, que foi muito applaudido.
O festival foi abrilhantado pela coroporação musical José Victorio.
Ficamos muito gratos a sua digna Directoria pelo delicado convite que nos enviou.

Pesquisa – Biblioteca Histórica
“Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus),
respeitada a ortografia original.