6º Domingo do Tempo Comum
Diác. Francisco Martins
Paróquia São Cristóvão
“Se queres, tens o poder de curar-me”.
Evangelho (Mc 1,40-45)
Aproximemo-nos de Jesus, porque, Ele tem o poder de purificar-nos, perdoar e renovar-nos. Hoje no Evangelho, queremos olhar para dois personagens, o primeiro deles é o leproso; chio de humildade e confiança no poder e na graça que vem de Jesus, Ele se aproxima de Jesus e pede: “Senhor, Tu tens o poder de curar-me, de limpar-me, de purificar-me, o poder de renovar-me, e fazer de mim um homem novo”.
A lepra deixava este homem afastado, marginalizado, ele não podia viver em meio aos outros homens, por isso, ele não queria mais viver nessa situação e confia que Jesus pode transforma-lo.
Por mais que estejamos no meio uns dos outros, precisamos estar próximos de Deus, juntos d´Ele. Às vezes, aquilo que carregamos em nós são as nossas manchas, os nossos pecados, o peso da nossa consciência; são situações mal resolvidas dentro de nós, são ressentimentos, mágoas, situações que distanciam de Deus, de nós mesmos e uns dos outros. Vamos vivendo à margem das pessoas, criando a nossa própria redoma, e as pessoas vão afastando-se de nós.
Qualquer tipo de lepra, aqui nem me refiro a lepra física, porque a lepra que nós conhecemos como hanseníase hoje tem cura, tratamento e assim por diante. Há uma lepra que se caracteriza por tantos elementos espirituais, psicológicos, etc., que fazem de nós pessoas leprosas no mundo, na sociedade na qual vivemos.
Jesus nos quer curados, e Ele é o outro personagem que acolhe o pedido, a súplica daquele leproso que vai ao seu encontro, pedir para ser curado e transformado.
Vamos hoje ao encontro de Jesus, vamos pedir e suplicar a Ele: “Senhor, se queres, podes curar-me, o Senhor pode lavar-me, purificar-me, me renovar”. Todos nós temos chagas dentro de nós, na alma, no coração, no corpo e precisamos do toque da graça de Jesus.
Jesus nos quer pessoas novas, curadas, renovadas e transformadas. Aproximemo-nos de Jesus, porque, Ele tem o poder de purificar-nos, perdoar e renovar-nos.
Deus abençoe
a todos!