Em família: os benefícios e os cuidados com o alongamento
Compartilhe

Para quem busca bem-estar físico, os exercícios de alongamento deveriam ser um dos primeiros itens da lista de atividades. Capaz de promover relaxamento, alívio de dores e de prevenir lesões, o alongamento é recomendado antes e depois de qualquer atividade física. Mas sua incorporação na rotina diária traz benefícios até para os sedentários e é especialmente indicado para os idosos.
Alongamentos são exercícios que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Os exercícios de alongamento trazem uma série de benefícios:
•Melhoram a postura. Alongar o corpo regularmente reduz a tensão muscular, melhorando a postura, evitando o desconforto que poderia surgir com uma má postura.
•Ativam a circulação sanguínea. O alongamento aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos, que é muito importante para a recuperação após lesões musculares.
•Aumentam a flexibilidade. Se os músculos estiverem flexíveis, o desempenho nas atividades diárias e nas atividades físicas é melhor. Com isso, o alongamento permite movimentos mais amplos, melhora o equilíbrio e ajuda a manter e recuperar a flexibilidade, que geralmente diminui com a idade.
•Ajudam no relaxamento. O alongamento alivia a tensão muscular, muitas vezes responsável por dores nas costas, no pescoço e na cabeça. Além disso, alongar relaxa o corpo e a mente, ajudando no alívio do estresse.

Combate às dores

Segundo especialistas, o alongamento é uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Tanto as pessoas que praticam atividades físicas quanto os sedentários sofrem o encurtamento das fibras musculares, que geram uma maior propensão para problemas em ossos e músculos. A queixa mais frequente são as dores lombares, provocadas pela perda de flexibilidade.
A prática regular de alongamento ajuda os músculos a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares. Como ajuda no aquecimento e no relaxamento dos músculos, deve ser feito antes e depois dos demais exercícios físicos. Mas também traz muitos benefícios quando é praticado sozinho. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, o alongamento pode ser empregado para trazer bem-estar.
Como nas demais atividades físicas, é fundamental estar atendo aos limites. Segundo os especialistas, os exercícios de alongamento devem ser feitos respeitando as condições do próprio corpo. A dor deve ser o sinal de alerta que o exercício está exagerado e é hora de aliviar. Em caso de dúvidas, procure a orientação de um profissional.

Principais cuidados ao fazer alongamento

Para que os exercícios de alongamento tragam os benefícios esperados, é importante estar atento a alguns aspectos:
Respeito aos limites. A maior flexibilidade dos músculos será conquistada gradativamente. Portanto, não se preocupe em atingir o ponto máximo de alongamento logo nos primeiros exercícios. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Respeite os limites do seu corpo.
Procure orientação. Para realizar corretamente os exercícios de alongamento, procure ajuda de um profissional. Se for seguir vídeos da internet, esteja certo de que são conduzidos por especialistas em Educação Física ou Fisioterapia.
Movimentos lentos e suaves. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento.
Os movimentos não devem ser rápidos e nem aos trancos.
Respiração. Quando se respira fundo, aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
Regularidade. Como os demais exercícios físicos, os resultados só aparecerão com o tempo, desde que mantida uma rotina de exercícios. Procure introduzir os exercícios em sua rotina. Como não trazem impacto, o alongamento pode ser realizado todos os dias.

Vídeos e aplicativos ajudam com os exercícios

Exercícios básicos. Orientados pelo personal Márcio Lui e pela professora Camila Vivian, são dez exercícios básicos de alongamento, que podem ser feitos todos os dias e por pessoas de qualquer idade. Acesse aqui.

Para os idosos. O vídeo ensina como fazer alongamento em uma cadeira, com exercícios simples que podem ser feitos por pessoas de todas as idades, mas são especialmente indicados para os idosos. Acesse aqui.

Exercícios específicos. O canal, criado pelo fisioterapeuta e professor de Educação Física Guilherme Stellbrink, traz uma série de exercícios para alongamento de partes específicas do corpo, ajudando a combater a dor. Acesse aqui.

No celular. O aplicativo “Exercícios de Alongamento” traz exercícios divididos por finalidades, como alívio da dor, melhora da postura, aumento da flexibilidade, entre outras. Os exercícios básicos são gratuitos, mas os mais avançados são restritos aos assinantes. Procure na loja de aplicativos do seu dispositivo.

Deixe comentário