06 de Outubro de 1923
G. L. Paula Souza
Perante uma nomerosa e selecta assistencia inaugurou o G. L. Paula Souza, em seu salão nobre os retractos do grande e santo Bispo ytuano D. Antonio Joaquim de Mello e do Regente P. Diogo Antonio Feijó.
Presidiu a essa solenidade o presidente dessa Sociedade sr. Nardy Filho, o qual convidou para tomarem assento junto á meza os srs. Coronal Dr. Jorge G. Tinoco da Silva e Major Bertholdo Klinger, respectivamente comandante e fiscal do 4º Regimento.
O prof. Accacio de Vasconcellos, em um bello discurso fez a apresentação do P. João Baptista Monti, que ia falar sobre a vida e feitos do santo Bispo ytuano.
A conferencia do P. Monti, traçando a biographia de D. Antonio, foi uma belíssima peça historica, mostrando-se o jovem sacerdote ser conhecedor de todos os recursos da oratoria e de todas as belezas da nossa língua. Em outra parte desta folha iniciamos hoje a publicação dessa belíssima conferencia.
Fallou em seguida, o sr. Oswaldo de Aguirre, o qual como sempre, discorreu com grande brilhantismo, trançando em longos traços a biographia do Regente.
Usou ainda da palavra o sr. Affonso Borges que, em bello e vibrante discurso, poz em relevo os trabalhos e serviços prestados pelo Gremio a nossa sociedade e, em nome dessa querida associação apresentou os agradecimentos ao selecto auditório, bem como aos ofertantes dos retractos que acabavam de ser inaugurados.
Foi essa uma bella festa e assim vai o Gremio fazendo jús a estima e a sympathia da sociedade ytuana que, certo estamos, não lhe negará o seu apoio para que elle possa ir sempre avante trabalhando pelos seus nobres e alevantados ideais.
Frei Maurício Lans
Sabbado ultimo, pelo trem da noite, chegou a esta cidade, onde de acha hospedado no Convento do Carmo, o Revmo. Sr. Frei Mauricio Lans, virtuoso sacerdote carmelita, que aqui residiu durante diversos anos.
Sua Revma. tem sido muito visitado por seus nomerosos amigos, a quem tem retribuído as visitas.
A Federação, que sempre teve em sua Revma. um amigo dedicado e bemfeitor, visita-o, desejando-lhe muitas felicidades nos dias em que aqui estiver.
Pesquisa – Biblioteca Histórica “Padre Luiz D’Elboux” (Igreja do Bom Jesus), respeitada a ortografia original.