Comissão da CNBB promoveu a XV Reunião Anual de Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais
A Comissão Episcopal para o Laicato (CEPL) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou nos dias 22 a 24 de setembro, a XV Reunião Anual com Dirigentes de Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais que atuam no Brasil. A reunião aconteceu na Casa de Encontros do Convento São Francisco, em São Paulo (SP), com a participação de 20 dirigentes e focou na reflexão do tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.
O bispo de Uruguaiana (RS), membro da CEPL e referencial da CNBB para as Expressões Laicais acima citadas, dom José Mário Scalon Angonese, o assessor da Comissão, professor Laudelino Augusto, e a representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Fátima Ferre, acompanharam a reunião.
“Senso de pertença ao Corpo Eclesial”
Dom José Mário aprofundou o tema com ênfase para a importância do ‘senso de pertença ao Corpo Eclesial’. O aprofundamento foi seguido por reflexão e partilha, no plenário, das experiências das expressões laicais. A dinâmica favoreceu o enriquecimento mútuo entre as entidades representadas.
A representante do Movimento Focolares, Glória Silvana, apresentou um resumo histórico a partir do Primeiro Encontro Mundial de Movimentos e Novas Comunidades, realizado na Vigília de Pentecostes, em 1998, no Vaticano, com a presença do então Papa São João Paulo II.
A realização do 16º Seminário com os Bispos Referenciais da CEPL, realizado em agosto, em vista da avaliação e planejamento do 24º Plano de Pastoral, também foi informada aos participantes.
A fundadora do Movimento Mães que Oram pelas Filhos, Ângela Abdo, apresentou uma reflexão sobre “Missão”, com fundamentação na Palavra de Deus, nos Documentos da Igreja e nas experiências do Movimento.
Encaminhamentos
O assessor da Comissão, professor Laudelino, apresentou o processo e o momento no qual se encontra a elaboração do 24º Plano de Pastoral da CNBB e abriu para sugestões referentes à Comissão. Também foram feitos os informes do CNLB, com destaque para o convite à participação nos três anos de preparação para os 50 anos do Organismo do Povo de Deus.
De acordo com o professor Laudelino, durante a reunião, foi ainda recomposta a Equipe de Articulação que acompanha e dinamiza essas Expressões Laicais tão importantes e atuantes na Igreja. “Nos três dias, o ponto alto foram as Celebrações Eucarísticas e um momento de confraternização e partilha da vida”, destacou.