Igrejas cristãs se unem para rezar pelo fim do racismo e da discriminação
Com o tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17), tem início nesta segunda-feira (22/05) a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), reunindo diversas igrejas cristãs do Brasil. Colocando em foco a questão da disparidade racial, o tema da SOUC desafia os cristãos a assumirem os ensinamentos de Jesus em suas realidades. A SOUC 2023 termina no próximo domingo (28).
Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Norte, acontece entre 18 e 25 de janeiro. No hemisfério Sul, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) organiza as iniciativas para a celebração da Semana.
“Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”
O tema que inspira a SOUC 2023 foi escolhido e preparado por um grupo ecumênico dos Estados Unidos da América, a convite do Conselho de Igrejas de Minnesota. Minnesota caracteriza-se, historicamente, pela profunda disparidade racial. Entre as inúmeras violências racistas, destaca-se a ocorrida no dia 26 de dezembro de 1862, quando 38 pessoas da etnia indígena Dakota foram enforcadas em Mankato. As execuções ocorreram no contexto da guerra travada entre os Estados Unidos e o povo Dakota. No momento da execução, as 38 pessoas cantaram o hino Wakantanka taku nitawa (Muitos e Grandes).
A brutalidade do massacre contra o povo Dakota não contribuiu para que, ao longo dos anos, fossem assumidos compromissos para o enfrentamento ao racismo. Ao contrário, outras histórias tão cruéis como a ocorrida em 1862 aconteceram. A mais recente, que repercutiu globalmente, foi o assassinato de George Floyd, em março de 2020, no contexto da covid-19. Este crime, perpetrado por um agente policial a serviço do Estado, mobilizou a população afro-americana, que denunciou os inúmeros crimes racistas que ocorrem diariamente no país. Essa onda de mobilização e denúncia ficou conhecida como “Vidas negras importam” e contribuiu para a amplificação das denúncias de crimes racistas que ocorrem em diferentes países, incluindo no Brasil.
“O racismo fere a Imagem de Deus”, diz o texto elaborado como subsídio para a SOUC 2023. “Jesus, quando andou pelas estradas empoeiradas da Palestina, conversou com todas as pessoas. Jesus não rechaçava ninguém por causa de sua origem étnica ou religiosa. Jesus, com a sua prática dialógica, nos ensina que amar é muito mais que retórica. Amar é assumir uma abertura incondicional para acolher a pessoa próxima”, afirma o CONIC na apresentação do documento.
“Que nesta Semana de Oração pela Unidade Cristã estejamos disponíveis para conversar sobre as inúmeras violências produzidas pelo racismo, bem como para compreender que a fé em Jesus Cristo nos liberta para sermos antirracistas!”
Oração da SOUC 2023
Deus, justo e compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas.
Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas.
Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões. Dá-nos a Tua ternura para que o nosso coração esteja aberto a acolher a beleza da diversidade de Tua criação.
Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, tradições religiosas, etnias, línguas e cores. Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte. Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a Tua face, para vencermos o racismo e os preconceitos.
Dá-nos a tua paz, hoje e sempre.
Amém.
(Fontes: Portal CNBB / CONIC)