Em família: pets trazem mais alegria para a casa
Quem teve animal de estimação na infância com certeza já sabe quanta alegria eles trazem pra vida da gente! Os especialistas confirmam o que a gente já sabia: ter um animal de estimação – ou um “pet”, como se costuma falar – traz benefícios para toda a família. Mas, para ter um animal em casa é preciso ter muita responsabilidade. Eles exigem cuidados e atenção especial para que possam viver com saúde e ser os companheiros que queremos.
Os animais são parceiros do ser humano desde o início da história da humanidade. Foram parceiros do homem na construção das civilizações, propiciando alimentos, utensílios, parceria nas caçadas e força extra para diversas atividades. Com o avanço da urbanização, os animais mais próximos do ser humano se transformaram em companhia para as famílias e passaram a viver dentro das casas e dos apartamentos.
No Brasil, o número de domicílios com animais de estimação impressiona. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 132 milhões de animais de estimação, sendo o 4º lugar no mundo em quantidade de pets. Essa conta inclui cães, gatos, aves, peixes e outros, como répteis e pequenos mamíferos. Ainda conforme o Instituto, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão, e 17,7% têm ao menos um gato.
Os animais de estimação – também conhecidos pela palavra “pet”, do inglês – são ótimas companhias para o ser humano, trazendo uma série de benefícios para a convivência de todos em família, especialmente para crianças e idosos. São uma ótima forma de ensinar as crianças a terem responsabilidade, cuidando da alimentação, higiene e outros cuidados que o animal necessita. O relacionamento com o animal pode ser muito importante para o desenvolvimento da criança, trazendo companheirismo, confiança e alegria. Para os especialistas, o convívio com animais de estimação possibilita o estímulo das habilidades motoras e cognitivas da criança, diminuindo problemas emocionais por meio do vínculo afetivo com o animal.
Para os idosos, o efeito também é bastante benéfico. O animal de estimação promove companhia – especialmente para aqueles que vivem sozinhos –, propiciam que o idoso fique mais ativo – inclusive com os cuidados que o animal necessita –, além de uma série de benefícios para a saúde.
Ter um animal de estimação em casa também traz uma série de responsabilidades. Por serem dependentes dos seres humanos, os animais precisam de cuidados para viver saudáveis. Rotina de alimentação, higiene e atividades físicas, além da disponibilidade de espaço adequado, são alguns dos aspectos a ser considerados antes de decidir tem um pet em casa. Além disso, é fundamental ter tempo para dedicar ao bichinho. Afinal, para serem carinhosos conosco eles também precisam de atenção e carinho. E essa é uma relação que se constrói dos dois lados!
Ter um pet em casa traz benefícios para a saúde
Entre tantos outros, os especialistas destacam alguns benefícios que os animais de estimação trazem para a saúde de todos na família:
Melhora o humor. Muitas alterações físicas e psíquicas acontecem quando você interage com seu pet. Essas mudanças acabam influenciando no humor de forma positiva e trazendo mais alegria para a família.
Diminui a agressividade em crianças. O contato com os animais ajuda as crianças a serem menos impulsivas. Isso se dá, em grande parte, pela relação de empatia que a criança estabelece com o bichinho.
Afasta o sedentarismo. Pode parecer difícil, mas um cãozinho pode ajudar – e muito – as pessoas da família a saírem do sedentarismo. Afinal, ninguém segura quando ele insiste em passear…
Ajuda na comunicação. Tentar entender o animal e fazer-se entender por ele pode ajudar muitas pessoas a se comunicarem mais e melhor!
Reduz o risco de alergias. Se o seu filho interage com algum bichinho de estimação, a chance de desenvolver alergia é reduzida pela metade.
Afasta a depressão. Ter um animal em casa permite que as pessoas sejam mais sociáveis e ativas, afastando quadros de depressão. E isso é especialmente importante no caso dos idosos.
Ajuda a enfrentar as adversidades. Além de reforçar a autoestima, a presença de um animal de estimação auxilia a lidar melhor com acontecimentos mais difíceis da vida. E isso vale para crianças, idosos e adultos!
Cuidados na escolha de um animal de estimação
Para ter um pet em casa, é preciso ter responsabilidade com a vida que a família está acolhendo. O bichinho necessita de atenção e cuidados que demandam tempo e dedicação. Antes de decidir ter um animal de estimação, é importante pensar em alguns aspectos:
Espaço. Nem todos os animais precisam do mesmo espaço para viver. Por isso, antes de escolher um animal de estimação, certifique-se de que o espaço que a família dispõe é adequado para o bichinho.
Convivência. Também é importante levar em conta as pessoas da família e os outros pets que você já tenha. Antes de trazer um animal de estimação novo para casa, verifique se todos da família estão de acordo e vão assumir juntos os cuidados com o pet. E que seja adequado também para os demais bichinhos da casa.
Orçamento. Para manter seu pet saudável, será necessário alimentá-lo, mantê-lo limpo, proporcionar-lhe uma cama para dormir ou uma gaiola para viver, comprar-lhe brinquedos, leva-lo ao veterinário quando precisar, entre outras coisas. E todas elas envolvem gastos que você deve ter certeza de estar pronto para assumir.
Tempo. É preciso estar consciente do tempo que o seu pet precisa que você dedique a ele. Animais diferentes precisam de tempos diferentes de dedicação. Por isso é tão importante saber o tempo que você dispõe antes de escolher um animal de estimação.
Passeios e férias. Já pensou com quem vai deixar o seu pet se não estiver em casa ou quando sair de férias? Alguns animais ficam bem sozinhos, mas outros precisam de cuidados e atenção rotineiros.
Personalidade e estilo de vida. Se você é uma pessoa pouco ativa, com pouco tempo disponível, é melhor escolher um animal de estimação que seja mais independente, como um gato, por exemplo. Se você é do tipo mais ativo e quer ter um companheiro fiel e dedicado, um cachorro pode ser uma ótima escolha. Assim como os seres humanos, os animais também têm jeitos de ser diferentes. Cada um deles combina com uma personalidade e um estilo de vida. E isso é fundamental para que a convivência seja proveitosa para todos!